31 de jan. de 2012

ACTA: tão ameaçadora quanto as propostas SOPA e PIPA

Os protestos contra os projetos de lei SOPA e PIPA deram resultado: ambos perderam fôlego nos Estados Unidos (mas não estão “mortos”, é bom ressaltar). Há, no entanto, uma iniciativa mais “discreta” que também pode acabar com a internet da forma como a conhecemos: a proposta ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement – algo como Acordo Comercial de Anticontrafação). É bom você conhecê-la.

Protesto anti-ACTA na Polônia – Imagem por Grzegorz (Creative Commons)
Protesto anti-ACTA na Polônia – Imagem por Grzegorz (Creative Commons)

SOPA, PIPA, ACTA, Marco Civil da Internet e Lei Azeredo


Programa discutiu regulação da Internet

Tema é polêmico em todos os países e está na mídia

Recentemente, dois projetos de leis norte-americanos movimentaram a internet: o Sopa (Stop Online Piracy Act) e o Pipa (Protect Intellectual Property Act), um na Câmara dos Representantes e outro no Senado, respectivamente. Ambos têm como objetivo combater a pirataria, impedir o compartilhamento gratuito de músicas e filmes online e proteger o mercado de propriedade intelectual.

29 de jan. de 2012

Milhares manifestam-se em apoio ao juiz Garzón em Madrid

Protesto levou milhares às ruas em Madrid (Pierre-Philippe Marcou/AFP)
Milhares de pessoas desfilaram este domingo em Madrid, em apoio ao juiz Baltazar Garzón.
O magistrado e defensor dos direitos do homem é alvo de três processos judiciais em Espanha, um dos quais contra a decisão de investigar os crimes do franquismo.
Artistas, políticos, intelectuais e centenas de familiar

28 de jan. de 2012

Quais os rumos do PSDB para as eleições de 2012 ?

Imagem: Esquerdopata - 28.06.2010

 

FHC decreta o fim de Serra

Do SPressoSP - 27.01.12

Na segunda-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso concedeu uma entrevista ao blog do The Economist. Na terça-feira a entrevista foi reproduzida pelos principais jornais.

Nela, FHC rompe com limitações emocionais, reconcilia-se com sua biografia e ajuda a salvar o 
que resta do PSDB: rompe politicamente com José Serra, através de um diagnóstico duro:
  • O PSDB perdeu as eleições de 2010 devido a erros primários na campanha.
  • Esses erros foram de responsabilidade exclusiva de José Serra, por seu individualismo, arrogância e pelos conflitos que criou dentro do próprio partido.
  • Aécio Neves é o candidato natural do PSDB nas próximas eleições.  Serra não tem possibilidade de vitória.

A terça-feira foi dos piores dias da vida de Serra. Contrariando seus hábitos – de dormir tarde e levantar tarde – antes das 7 da manhã estava no Twitter – o sistema de mensagens curtas da Internet. Mandou uma mensagem insossa: “É a primeira vez que entro para dizer BOM DIA A TODOS”.  Alguns minutos depois, outra mensagem, desta vez com críticas ao governo Dilma. Depois sumiu, contrariando seu padrão de atuação.

Continue lendo aqui 

Veja também

Pinheirinho, Cracolândia e USP: em vez de política, polícia!

 

Tucanos procuram o eixo na eleição paulistana

 

Alckmin veta projeto de lei que beneficia pessoas com doenças raras

 

Artistas criticam truculência do Estado em premiação e Alckmin passa vexame

 

Defensoria e Instituto Práxis denunciam agressões na Cracolândia

26 de jan. de 2012

Artistas criticam truculência do Estado em premiação e Alckmin passa vexame

Na cerimônia, Geraldo Alckmin chega atrasado, no final da leitura do Manifesto.

Vídeo (abaixo) mostra manifesto lido por pelos diretores do filme "Trabalhar Cansa" durante premiação com presença do governador
Brasil de Fato - 26.01.12

A cerimônia de entrega do Prêmio Governador do Estado para Cultura 2011, na terça-feira (24), em São Paulo, foi local de mais um protesto contra a truculência do Estado em operações policiais recentes. 

Pinheirinho, Cracolândia e USP: em vez de política, polícia!

Adultos fogem para encontrar abrigo já que suas casas foram incendiadas pela polícia.

Domingo, 22 de janeiro de 2012, 6h da manhã, São José dos Campos (SP). Milhares de homens, mulheres, crianças e idosos moradores da ocupação Pinheirinho são surpreendidos por um cerco formado por helicópteros, carros blindados e mais de 1.800 homens armados da Polícia Militar. Além de terem sido interditadas as saídas da ocupação, foram cortados água, luz e telefone, e a ordem era que famílias se recolhessem para dar início ao processo de retirada. Determinados a resistir — já que a reintegração de posse havia sido suspensa na sexta feira  – os moradores não aceitaram o comando, dando início a uma situação  dramaticamente violenta  que se prolongou durante todo o dia e que teve como resultado famílias desabrigadas, pessoas feridas, detenções e rumores, inclusive, sobre a existência de mortos.

25 de jan. de 2012

Enquanto a Europa tem crise, nós temos crescimento, afirma Pedro Eugênio


De acordo com dados do Cadastro Geral de Em¬pregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados essa semana, o mercado formal de trabalho brasileiro fechou 2011, com saldo de aproximadamente 2 milhões de vagas, crescimento de 5,41%.Segundo o Caged este é o melhor resultado da série histórica da instituição.

São Paulo, ontem e hoje

Um dos principais responsáveis por retratar a cidade de São Paulo no fim do século XIX e início do XX foi Guilherme Gaensly. Suas imagens, reunidas em um livro que leva seu nome, mostram uma cidade poética e inspiram afeto.
Hoje, São Paulo celebra 458 anos. Folheando Guilherme Gaensly, nos sentimos desafiados a conferir como estão algumas das paisagens centrais que serviram de inspiração para o fotógrafo. Apresentamos aqui o registro desse passeio

23 de jan. de 2012

Batalha campal de Pinheirinho se transforma em chuva de processos contra Alckmin

Por Redação, com colaboradores - de São José dos Campos (SP), São Paulo, Brasília e Nova York (EUA)  - 22-01-2012

O governo do Estado de São Paulo tornou-se alvo de uma saraivada de processos, alguns em âmbito internacional, após a ação “violenta e ilegal”, segundo avaliou o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), presente ao assentamento de Pinheirinho, em São José dos Campos, interior de São Paulo, local das agressões registradas até o início da noite deste domingo.

Pinheirinho
Mulheres e crianças foram expulsas de suas casas para que
a propriedade volte à carteira do megaespeculador Naji Nahas

19 de jan. de 2012

Entidades divulgam nota sobre o caso BBB

Redação - Observatório do Direito à Comunicação - 18.01.2012



O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), a Rede Mulher e Mídia e outras entidades do movimento de mulheres divulgaram nota conjunta pedindo a responsabilização da Globo no caso do suposto estupro no BBB. Para as organizações, são quatro os fatos que justificam a responsabilidade da emissora: 


12 de jan. de 2012

Defensoria e Instituto Práxis denunciam agressões na Cracolândia

Paulo Cesar Malvezzi Filho, presidente do Instituto Práxis de Direitos Humanos, conta que a ação policial tem sido violenta e que essa realidade sempre fez parte da rotina das pessoas em situação de rua naquele local

Por Sâmia Gabriela Teixeira - SPressoSP - 10.01.12


A Operação Nova Luz tem sido discutida na imprensa e questionada pela opinião pública nas rodas de conversa e, sobretudo, nas redes sociais, onde são divulgadas fotos e relatos de agressões e truculência policial. A última comentada nas redes, registrada pelo fotógrafo Nilton Fukuda, para a Agência Estado, mostra o ferimento nos lábios de uma jovem de 17 anos, que teria sido obrigada por policiais a abrir a boca e receber um disparo de bala de borracha.

Continue lendo aqui

10 de jan. de 2012

Música inédita do The Doors está disponível na internet


Em versão comemorativa, o The Doors apresentará aos fãs no dia 24 de janeiro uma reedição especial do álbum L.A. Woman (1971), o último com participação de Jim Morrison, a qual ainda contará com uma inédita canção da banda, lançada após quatro décadas de vazio.