26 de abr. de 2012

285 livros de comunicação e cultura digital para download

Imagen: Screen hunter
Compilação de 285 títulos de livros digitais em português, inglês e espanhol para ler online ou fazer download.

As obras abordam temas relacionados à comunicação e cultura digital como ciberjornalismo, literatura digital, redes sociais, marketing digital, cibercultura, web 2.0, SEO, Marketing entre outros.
Confira as listas abaixo (em português, inglês e espanhol) e aproveite a leitura:

20 de abr. de 2012

Mostra em São Paulo leva o visitante ao mundo de Jorge AmadoA/E

Imagem: A/E

Autor baiano ganha mostra interativa com cartas, fotos e trechos de filmes adaptados de suas histórias, dentre outras atrações. Exposição tem entrada gratuita aos sábados


Dos autores brasileiros, Jorge Amado talvez seja o mais local, universal e internacional. Escrevia a partir da Bahia, sobre coisas da sua terra e sua gente, e seus livros encantavam leitores do mundo todo. Pelas contas da Fundação Casa de Jorge Amado, a obra do escritor baiano foi traduzida para 49 idiomas e premiada em lugares tão diversos quanto a ex-União Soviética, a Itália e a França, sem contar o Brasil. 

18 de abr. de 2012

A “metafísica” dos malucos-beleza

O roqueiro baiano Raul Seixas, personagem
do documentário de Walter Carvalho

Por Maria do Rosário - Brasil de Fato - 18.05.12


A estreia de Raul – o Início, o Fim e o Meio, quinto longa do festejado fotógrafo Walter Carvalho, se dá sob a expectativa de aumento dos minguados borderôs dos documentários brasileiros. 



O filme, que tem potencial para bater muitas ficções nacionais, pretende -- como brinca seu realizador -- “mexer com a metafísica” dos malucos-beleza e tocar a sensibilidade dos espectadores comuns. Há indícios de que ele possa superar os bem-sucedidos Vinícius (270 mil espectadores), Uma Noite em 67 (80 mil) e A Música Segundo Tom Jobim (70 mil).

17 de abr. de 2012

Forte terremoto atinge Valparaíso, no Chile


Arte: G1
Tremor teve intensidade de 6,4 graus e governo chileno decretou evacuação preventiva. Não há informações sobre danos ou vítimas.

Um tremor de 6,4 graus de magnitude na escala Richter, segundo dados do Instituto Sismológico Nacional, sacudiu no início da madrugada desta terça-feira a região central do Chile, sem que até o momento se tenha constância de danos materiais ou vítimas fatais.

15 de abr. de 2012

Ativista digital no twitter, facebook, orkut, email, blogs ou sites, participe do III BlogProg.

Salvador recebe o 3º Encontro Nacional de Blogueiros em maio

Arte: Andocides Bezerra / Divulgação

O 3º Encontro Nacional de Blogueir@s (BlogProg) está confirmado para acontecer na cidade de Salvador (BA), nos dias 25, 26 e 27 de maio. As inscrições para o evento, que deve reunir cerca de 500 ativistas digitais de todo o país, estão abertas. A programação ainda não foi fechada, mas são cotados nomes como Franklin Martins, Gilberto Gil, Ignácio Ramonet, Michael Moore, além de ativistas do movimento Ocupe Wall Street

Españoles manifestaron contra recortes y privatizaciones de servicios públicos

Add caption
Miembros de organizaciones sociales de España manifestaron contra las reformas en la salud y educación, porque suponen que llevará a la privatización de estos servicios. También apostaron por la instauración de una tercera República.

12 de abr. de 2012

Aluno com renda familiar superior a 20 mínimos não pode mais contratar Fies


Foto: tribuna da região

Teto foi estabelecido pelo Ministério da Educação e vale a partir desta quinta-feira


A partir desta quinta-feira, 12, apenas os universitários com renda familiar de até 20 salários mínimos (R$ 12.440,00) poderão solicitar crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Antes, qualquer estudante poderia se candidatar ao programa, e o financiamento era concedido levando em consideração a porcentagem que a mensalidade da instituição significava no orçamento familiar. As novas regras foram definidas em portaria publicada no Diário Oficial da União.

11 de abr. de 2012

Sete maravilhosos fenômenos da natureza que pouca gente conhece


Os fenômenos naturais são absolutamente impressionantes. Alguns são tão raros, que nem a ciência, com todo avanço tecnológico, é capaz de identificar. Imagine que a natureza nos oferece a possibilidade de vermos várias pedras que se movem sozinhas ou formações geométricas geradas pelo esfriamento de lava. A seguir você pode acompanhar sete fenômenos impressionantes, que muita gente desconhece. 

São Paulo: presidente de sindicato decreta fim de greve e revolta professores

Indignada, categoria impediu por duas horas a saída do dirigente do caminhão de som; houve tumulto na praça do Patriarca, no centro 

Revoltados com a votação, trabalhadores cercaram o presidente do sindicato, que teve de ser escoltado pela polícia (Foto: Folhapress)
São Paulo – A assembleia dos professores da rede municipal de São Paulo terminou no início da noite (10) com insatisfação dos professores e cerco ao presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal em São Paulo (Sinpeem), Claudio Fonseca, também vereador do PPS, base aliada do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

8 de abr. de 2012

O Ovo de Páscoa, uma tradição de consumo que movimenta milhões em vários países


Foto de Karl-Josef Hildenbrand/ AFP














Uma delícia tentadora, o Ovo de Páscoa chegou até nós oriundo de tradições milenares, que estavam fortemente arraigadas nas comunidades primitivas humanas de base agrícola, visto hoje como símbolo do renascimento para os católicos.

Para acabar com lixões até 2014, Estados e municípios precisam elaborar seus planos de gestão de resíduos sólidos

Narciso, de Caravaggio (feito com sucatas no lixão de Gramacho/RJ)

 Uma das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 pela Lei 12.305, é justamente acabar com os lixões em todas as cidades do país

Por Raquel Rolnik, de seu blog. 

No ano passado, comentei aqui no blog que São Paulo recicla apenas 1% do lixo que produz. Até hoje, a cidade não encontrou uma solução para a gestão e destinação final de seus resíduos sólidos. Essa situação se repete na imensa maioria dos municípios brasileiros. Para se ter uma noção, em mais da metade deles, os lixões ainda são uma realidade.

7 de abr. de 2012

PROTEÍNAS NA ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

Mundo das tribos
 Existe uma grande preocupação das pessoas que pretendem se tornar vegetarianas sobre a proteína. A principal dúvida é: Quais são as fontes de proteína vegetal? 

2 de abr. de 2012

Profissionais de educação da rede municipal de ensino de SP iniciam paralisação hoje


São Paulo – Profissionais de educação da rede municipal de ensino de São Paulo entram em greve a partir de hoje (2). A paralisação foi decidida durante assembleia na ultima quarta-feira (28) e tem como objetivo reivindicar melhores condições de salário e trabalho.