22 de jul. de 2015

Pesquisa Ibope põe oposição no “volume morto” e mostra que Lula pode vencer eleição no 1º turno

O instituto Ibope divulgou nova sondagem sobre a corrida presidencial de 2018.

Se tomarmos os números como corretos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá vencer a eleição no primeiro turno. Acompanhe o raciocínio e o gráfico baixo.

Do Blog do Esmael Morais

Em 2005, véspera da eleição presidencial, Lula fora espancado pela velha mídia dia sim outro também, com direito a cobertura ao vivo pelas emissoras de TV, mas o ex-operário reelegeu-se quase no primeiro turno. Veja o gráfico:

Gráfico do Datafolha na disputa presidencial de 2006.
Gráfico do Datafolha na disputa presidencial de 2006.

Em 2015, também véspera de nova corrida pelo Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula volta a ser alvo preferencial dos setores mais raivosos da mídia. Mesmo assim, segundo o Ibope, se as eleições presidenciais fossem hoje, o petista estaria empatado com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pelo placar de 49% a 51%.

Note o caro leitor que Lula não tem direito de defesa ao passo que os tucanos gozam de plena blindagem nos portais, jornalões, rádios e TVs controlados pelos barões da velha mídia.

Se o candidato da oposição em 2018 for Aécio Neves (PSDB), o resultado seria favorável ao senador mineiro pelo resultado de 59% a 41%.

Durante o período eleitoral, ambos os candidatos têm tempo no horário gratuito de rádio e TV. É quando os contendores, em tese, têm condições mostrar a cara e avisar ao eleitor que está na disputa. É aí que Lula vira o bicho-papão para os tucanos.

Portanto, a pesquisa publicada pelo Estadão reforça a convicção de que a oposição está literalmente no “volume morto” da política brasileira. Talvez isso justifique a insistência dos tucanos pelo atalho, isto é, golpe para voltarem ao Planalto sem a necessidade do crivo nas urnas.

É bom frisar que o PSDB tem uma séria disputa intestina para resolver nos próximos meses. Há apenas uma vaga para a disputa pela Presidência da República, mas três se colocam em condições. A saber: 1- Geraldo Alckmin; 2- Aécio Neves; e o senador paranaense Álvaro Dias, que reivindica sua vez na corrida.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em todo o país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais.

Um comentário:

  1. OS CANALHAS FASCISTAS DA DIREITA ESTÃO SE MOVIMENTANDO NA SURDINA, SEMELHANTE AOS LACERDISTAS DA RUA TONELEROS. VÃO SE F DO 1º AO 5º.

    VAMOS À LUTA, BRAVOS GUERREIROS!!!

    ResponderExcluir