Privatização

Privatização - quem vende o quê, tira de quem e para quem?

Charge do Bira

Pessoas preocupadas com o “Futuro” da sociedade em todos os setores, principalmente na educação e nos meios de comunicação, nossa luta começou quando vimos fatos reais sem divulgação, ou informações distorcidas na grande imprensa (Tvs, jornais, rádios e revistas semanais). A população muitas vezes não era informada por estes veículos de comunicação, ou era manipulada, principamente sobre a desqualificação dos serviços e servidores públicos na educação, saúde, telecomunicação, segurança pública, e nos fornecimentos de luz, água, gás etc.

A intensão do desmonte (desqualificação destes serviços públicos) é favorecer amigos e empresários a terceirização (serviços de péssima qualidade), levando as empresas públicas da falência à privatização, tirando do povo o atendimento gratuito destes serviços. Desta forma a população manipulada e mal informada, sem protestar e acatando qualquer informação da velha mídia, passa a pagar, ou paga caro, pelos serviços precários da terceirização, ou não recebem os benefícios das empresas, quando são privatizadas (Telebrás etc). Assim, o interlocutor (leitor de jornais e revistas, telespectador das tvs ou ouvinte de rádios) é enganado pela grande mídia que compactua com a terceirização ou privatização de governos neoliberais.

No ensino público os rumos não são diferentes, a nossa preocupação ainda é maior. A lenta deterioração e terceirização dos serviços das escolas e universidades públicas, principalmente no Estado de São Paulo, já é um forte indício para que batalhemos contra esta possibilidade que nos assombra, a tão famosa privatização. Perceba a situação real das escolas municipais e estaduais de São Paulo, ou mesmo da USP, o baixo salário dos profissionais. As greves de estudantes, funcionários e professores são motivos relacionados a esta precariedade no ensino público.

Como blogueiros e chamados de SUJOS pela velha mídia (*PIG que omite, inventa e distorce a informação), divulgamos fatos que a população muitas vezes desconhece. Preocupados com a política educacional, nos municípios e estados, com a administração neoliberal, aliada ao PIG, que dificulta o acesso do cidadão a realidade da informação, tentamos resgatar o cidadão que perdeu o censo de análise crítica, do pensamento democrático, o interesse pelas lutas e participação em espaços comunitários, educacionais e em centros acadêmicos e que não tem acesso a verdadeira informação.

Tal reflexo neste contexto, também, é o crescimento assustador do preconceito, racismo, drogas e da violência nas ruas ou em instituições educacionais. Muitos jovens não respeitam ou valorizam o próximo, a escola e o professor. A grande mídia (PIG), contrária a ética e cidadania, desconstrói as histórias de lutas sociais, como a ditadura e outras revoluções no Brasil e em outros países, assim manipula a sociedade num jogo sujo e reinventa os fatos. 

O cidadão preso a esta hipnose da mídia assiste e interage a programas de TV de baixa qualidade, sem crítica ou reflexão, a alienação é total. Salvo jovens que discutem e buscam soluções por melhorias sociais em seus meios na sua cidade (= Pólis): trânsito, meio ambiente, moradia, saúde, educação etc, em comunidades, grupos ou no trabalho. 

Por isso a blogosfera vem crescendo no decorrer dos dias, com a dedicação integral e gratuita de professores, estudantes, servidores públicos, jornalistas e artistas indignados com a mediocridade que está nas capas da velha mídia ou nas telinhas que compactuam o mesmo tipo de programação alienantes similares ao plim plim.

EduFuturo


GANDHI "Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros."

------------------------------------------------------------------------------
Do Blog Polilikei 

O que é PÓLIS 

Política – do grego politiké, a arte de governar a  cidade (pólis), o Estado
Politikós – adjetivo derivado de pólis, que significa tudo o que se refere à cidade
------------------------------------------------------------------------------

*PIG (partido da imprensa golpista) Busque aqui o seu significado