17 de abr de 2012

Forte terremoto atinge Valparaíso, no Chile


Arte: G1
Tremor teve intensidade de 6,4 graus e governo chileno decretou evacuação preventiva. Não há informações sobre danos ou vítimas.

Um tremor de 6,4 graus de magnitude na escala Richter, segundo dados do Instituto Sismológico Nacional, sacudiu no início da madrugada desta terça-feira a região central do Chile, sem que até o momento se tenha constância de danos materiais ou vítimas fatais.


O terremoto, que aconteceu à 0h50 local, fez com que o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) decretasse a evacuação preventiva da população desde a localidade litorânea de Tongoy, na região de Coquimbo, até a de Constitución, na de El Maule, em uma faixa litorânea de 800 quilômetros.

Apesar disso, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) já descartou a possibilidade de um tsunami atingir o litoral do país. O epicentro do sismo, que durou aproximadamente três minutos, foi detectado 56 quilômetros ao oeste da localidade da Ligua, na região central de Valparaíso.

Segundo a Onemi, o tremor foi percebido em uma ampla zona do território, desde a região de Atacama, no norte, até a de Bío-Bío, 1.500 quilômetros ao sul. Em Santiago, muitas pessoas abandonaram os edifícios e saíram às ruas, e em alguns imóveis o serviço elétrico ficou interrompido.

O sul do Chile foi atingido por um forte terremoto de magnitude 8,8 seguido de tsunami em fevereiro de 2010.


 Com informações da Agência EFE, e Terra Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário