17 de jun. de 2009

Cinema e Meio Ambiente - Festival Internacional de Cinema Ambiental é aberto em Goiás

Alto do Paraíso/Goiás -Overmundo
Por Luana Lourenço - Da Agência Brasil - 17.06.09
Cidade de Goiás (GO) - Ao som de viola caipira e versos de Cora Coralina cantados por um coral de crianças, a 11ª edição
do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) foi aberta na noite de ontem (16) na Cidade de Goiás. Até
domingo (21), 20 mil pessoas devem passar pela cidade para assistir aos 29 filmes e vídeos da mostra competitiva e participar de atividades paralelas.

Na abertura, o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, disse que ao longo de 11 anos o festival se consolidou e comparou a solidez do evento “às pedras do chão de Goiás”. Rodrigues também defendeu a integração entre cinema e ecologia. “O Fica é um encontro amoroso entre a sétima arte e a mãe natureza”, afirmou.

A coordenadora do festival e presidente da Agência Goiana de Cultura, Linda Monteiro, lembrou a trajetória do Fica, que hoje é considerado uma das principais mostras temáticas de cinema, e destacou a exibição de filmes específicos para crianças no Fica Animado, novidade nesta edição do festival. “Já era hora de envolver as crianças nesse espaço de alerta sobre a destruição dos recursos naturais”.

O fórum internacional sobre meio ambiente, que deve reunir especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir questões ambientais diante dos desafios da crise financeira, também foi lembrado pela coordenadora. “Todas as denúncias e críticas serão livres, mas queremos principalmente apresentar soluções”.

Cerca de 400 pessoas acompanharam a abertura do festival no palco do Cine Teatro São Joaquim, onde serão exibidos os filmes da mostra competitiva e outras produções recentes do cinema brasileiro.

Leia mais

*A repórter viajou a convite da organização do festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário