12 de jun. de 2009

Fomento ao CONAE 2010 - Conferência Intermunicipal de Educação é realizada com sucesso em Osasco

Osasco sediou, nos dias 5 e 6 de junho, a Conferência Intermunicipal de Educação da Região Metropolitana Oeste, que teve como tema central “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. O evento aconteceu no Ginásio Geodésico e reuniu mais de 800 participantes de 16 cidades da região, entre eles representantes da sociedade civil, agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais da educação e pais ou mães de estudantes que discutiram a melhoria da qualidade da educação brasileira.

Na noite de sexta-feira, o prefeito Emidio de Souza, realizou a abertura oficial do evento. “Debater a educação é um exercício de democracia que deve ser valorizado. Por isso, é preciso desenvolver políticas de cooperação. Para se construir o futuro é preciso planejar a educação e valorizar o magistério. Educação de qualidade é o caminho para um país justo e com mais oportunidades”, disse. “Em Osasco, vivemos um período de conquistas permanentes, com a formação continuada, educação inclusiva e gestão compartilhada”, acrescentou.

As Conferências Intermunicipais foram realizadas com o objetivo fomentar a Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010, que será precedida ainda pelas conferencias estaduais, e assim criar uma política educacional nacional articulada com municípios, estados e Distrito Federal, com ampla participação da sociedade civil organizada, respeitando a realidade de cada um deles.

Durante os dois dias de conferência, Osasco recebeu representantes dos municípios de Cajamar, Embu das Artes, Embu Guaçu, Vargem Grande Paulista, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, Barueri, Jandira, Cotia, Carapicuíba, Itapevi, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra. “A ousadia de Osasco em oferecer toda a estrutura para o evento decorre das ações da Prefeitura, que revolucionaram a educação na cidade. Queremos apresentar nossas experiências para outros municípios e debater um novo sistema nacional articulado de forma coletiva”, destacou a secretária municipal de Educação de Osasco, Mazé Favarão.

De acordo com a representante do MEC, Iara Bernardi, o objetivo da conferência é apontar projetos e reavaliar o Plano Nacional de Educação. “O que não existe em São Paulo é um regime de cooperação. Tanto é que o governo do Estado não ajudou a organizar e também não enviou nenhum representante para a conferência da região metropolitana”, disse

Para o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha, todos os municípios devem participar das Conferências. “O nosso progresso só irá caminhar corretamente por meio da Educação”, afirmou.

A prefeita de Juquitiba, Maria Aparecida Maschio Pires, falou sobre o orgulho de participar da conferência. “Sou professora e muitas vezes me rebelei contra o sistema de ensino, por isso, acredito que já está na hora de dar um basta na seriação continuada”.

Também presente ao evento, o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, José Carlos Alves, destacou a importância da participação da sociedade na decisão dos rumos da Educação no País.

O vice-prefeito de Cotia, Moisés Cabrera Corvelo, também demonstrou satisfação em participar da Conferência. “Todos os representantes estão se dedicando em prol de Educação de qualidade”.

O prefeito de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite da Silva, salientou que as discussões também devem priorizar a valorização dos profissionais de ensino. “E isso só será possível por meio de uma permanente atualização”.

Para o prefeito de Cajamar, Daniel Ferreira de Fonseca, a sociedade assumiu a importante missão de trabalhar na redefinição dos rumos da Educação.

A vice-prefeita de Jandira, Anabel Sabatine, também falou sobre a importância do evento. ”Acredito e confio nos profissionais e tenho certeza dos bons resultados da Conferência”.

Também prestigiaram o evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Osasco, Marcia Abreu; o secretario de Governo de Osasco, Jorge Lapas; o presidente da CMTO, Valdir Roque; e os secretários municipais de Educação Marciana de Azevedo Fernandes (Juquitiba), Aparecida da Graça Carlos (Carapicuíba), Paulo Edson de Paiva (Jandira), José Antônio Lima (Embu-Guaçu); José Carlos Ricardo de Souza (VargemGrande Paulista); Olga Ferreira de Moraes (Cotia), Rosimary Mendes de Matos (Embu das Artes); a coordenadora de Gênero e Raça de Osasco, Sônia Rainho. Os vereadores Walmir Prascidelli (Osasco), Ana Salete (Juquitiba) e Almir Rodrigues (Cotia); além do presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Cezar Calegari, e o coordenador estadual do Conae, José Adinan Ortolan, entre outras autoridades.

Departamento de Comunicação Social

Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520

Produção: Juliana Oliveira

Fotografia: Ulisses Barbosa

Diretora: Emilia Cordeiro

e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br website: www.osasco.sp.gov.br

Do site da Prefeitura de Osasco - SP 10.06.09

Nenhum comentário:

Postar um comentário