9 de jun. de 2009

SÃO PAULO - PROGRESSÃO AUTOMÁTICA E REPROVAÇÃO: DEBATE - CICLOS NO ENSINO DA CIDADE

Na Ação Educativa - 10.06

Dados organizados pelo Sistema Intraurbano de Direitos Humanos (SIM), da Comissão Municipal de Direitos Humanos, divulgados pela imprensa no começo do ano, mostram que a reprovação, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio - o que, portanto, envolve as redes municipal e estadual – aumentou significativamente em 2005 e 2006. Portanto, debater a proposta dos ciclos, da progressão automática e o tema da reprovação continua a ser fundamental para os educadores, estudantes e demais atores da educação na cidade.

Debatedoras:

Helena Singer - socióloga, diretora pedagógica da Associação Escola Aprendiz;

Zoraide Faustinoni - pedagoga, assessora da coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Após as falas iniciais, teremos tempo para a discussão com os participantes.

Algumas informações:

Organização: GT Educação do Movimento Nossa São Paulo -JUSTIÇA

Para facilitar a organização do espaço enviar e-mail de confirmação para samantha.neves@acaoeducativa.org

Data e local:

10 de junho, 4ª, às 15h

Rua General Jardim, 660 Sala 22

2 comentários:

  1. oi, obrigado pelo apoio ao blog "QUEM TEM MEDO DO LULA?". Vou te add nos meus links. Conto com seu apoio na divulgação da verdade. Abs

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  2. Fábio de Oliveira Ribeiro14/06/2009, 02:28

    Fui aluno de escola pública na década de 1970. Muitos de meus professores eram adeptos da pedagogia do Piaget. Em casa, entretanto, a pedagoria da minha mãe era a do Pinochet mesmo. Na escola recebi o estímulo, em casa o reforço. A certeza de que nota baixa e chinelada eram coisas intimamente ligadas era terrível, mas funcionou no meu caso. Nunca repeti de ano e hoje tenho duas graduações universitárias. Se um dia for obrigado a deixar uma profissão não morrerei de fome porque tenho outra.

    Em razão do ECA e das transformações sociais que ocorreram nos últimos 30 anos, os pais não usam (na verdade não podem mais usar) a pedagogia do Pinochet. Na escola pública a progressão continuada se tornou uma triste realidade. E segue deformando todas as escolas pedagógicas.

    A única pedagoria em vigor no Brasil é a da Esfinge:

    "Decifra-me ou te devoro!"

    O futuro dos brasileirinhos (especialmente dos mais pobres que dependem da escola pública) está sendo deliberadamente devorado. Em algumas décadas a separação entre os ricos e pobres será tão completa, absoluta, impiedosa, brutal e intocável que o única saída para os brasileiros de classe baixa será a criminalidade.

    Ops... acho que estou me enganando. A criminalidade já está se transformando na única fonte de renda para os pobres desesperançados de todas as cores. Pior... o sofrimento dos milhares de presidiários e dos milhões de candidatos a presidiários se tornou a fonte de lucros dos construtores de presídios. O país optou por transformar seus cidadãos pobres em bandidos para depois encarcerá-los nos presídios construídos pelas empreiteiras (as mesmas que dão dinheiros aos políticos que apoiam a progressão continuada).

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