18 de jul. de 2009

Comércio: Internet já começa a substituir o boca-a-boca

Publicidade terá de se adaptar à nova realidade do mercado para sobreviver

Por Paulo Henrique Amorim - 17.06.09

Publicidade terá de se adaptar à nova realidade do mercado para sobreviver

O Conversa Afiada reproduz abaixo reportagem de Alberto Ramos, publicada no site ABC Comunicação:

Sites de boa qualidade e indicação de internautas ganham força na decisão de compra, revela pesquisa

Por Alberto Ramos


O estudo global Pesquisa de Consumidor, da Nielsen Online, que ouviu 25 mil usuários da internet em 50 países, mostra um dado surpreendente: 70% dos entrevistados afirmam que confiam em marca que tenha bom conceito entre internautas. Além disso, eles também vêem um site de boa qualidade como fator decisivo para que uma marca ganhe sua confiança.

A pesquisa indica que o boca-a-boca permanece como principal fonte de referência, com 90% das indicações. A opinião de outros internautas e a influência de um site bem estruturado, ambas com 70%, vêm empatadas em segundo lugar (veja gráfico).

Fonte: Nielsen Online

Fonte: Ibope/Nielsen Online

Para o presidente da área Online Internacional da Nielsen, Jonathan Carson, está em curso uma verdadeira “revolução”. Segundo ele, houve uma explosão no número de consumidores que geram conteúdo – por meio de blogs, wikis, twitter, etc – que ultrapassa 100 milhões de pessoas no mundo. “São pessoas que, na hora da decisão de compra, confiam na palavra de quem conhecem, ou mesmo de outros consumidores online que não conhecem. Isso cresceu significativamente”, avalia Carson.

Veja a íntegra da reportagem no site ABC Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário