6 de ago. de 2009

Lula confirma presença no Consegi 2009

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará da abertura oficial do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi 2009, a ser realizada no dia 26 de agosto, às 17h30, no auditório principal da Esaf, em Brasília.

Ao longo de seu governo, Lula demonstrou total apoio ao movimento Software Livre - SL, tanto que, atualmente, o uso de plataformas abertas no desenvolvimento de soluções para e-Gov é uma orientação do governo federal.

Em 2003, o presidente instituiu o Comitê Técnico de Implementação do Software Livre - CISL, no âmbito do Comitê Executivo do Governo Eletrônico. O CISL, desde então, atua na sensibilização, treinamento, difusão e promoção do SL na Administração Pública. O Comitê já tem a autorização do presidente para trilhar a construção de uma política pública para o Software Livre no Brasil, o que representa a intervenção do Estado para a mudança de direção da informática pública brasileira e para a consolidação do trabalho cooperado, do compartilhamento e do incentivo à inteligência nacional.

Opinião
Em diversos momentos, o chefe do Poder Executivo reafirmou sua posição sobre a adoção das tecnologias livres. "A utilização de plataformas abertas e livres reduz custos e permite a construção de um ambiente digital seguro e favorável à troca de experiências e conhecimentos", afirmou Lula durante a visita à União Internacional de Telecomunicações - UIT, em Genebra. Na ocasião, defendeu que o "software livre é essencial para a construção de uma sociedade da informação inclusiva, centrada na pessoa e voltada para o desenvolvimento".

Recentemente, durante o fisl10, o líder da república analisou o software livre como uma oportunidade de "fazer coisas novas, de criar coisas novas, de valorizar a individualidade das pessoas". Lula indicou que não existe liberdade maior do que garantir a liberdade individual e ressaltou a importância de dar condições para que "as pessoas possam aflorar sua criatividade e sua inteligência, sobretudo em um país novo como o Brasil", dono de um povo que possivelmente é "o povo de maior criatividade no século XXI", disse. "Finalmente este país se encontrou consigo mesmo. Finalmente este país está tendo o gosto da liberdade de informação", concluiu Lula sua fala no fils10.

Consegi 2009
O Consegi é um espaço para o debate tecnológico e para a troca de experiências e informações, com foco nas tecnologias em plataformas livres, entre instituições da Administração Pública, sociedade civil organizada e países parceiros. O evento será realizado no período de 26 a 28 de agosto, nas instalações da Esaf, em Brasília. Conheça programação completa do evento, marcada pelo caráter técnico e conceitual do software livre, e garanta sua participação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço www.consegi.gov.br.

Fonte: Consegi 2009 - 06.08.09

Nenhum comentário:

Postar um comentário