9 de abr. de 2009

Pesquisa aponta carreiras do futuro


Não dá para negar que a criação de novas profissões tem caminhado na mesma velocidade em que os avanços tecnológicos, as transformações sociais e culturais do mundo contemporâneo. Áreas que jamais imaginaríamos existir já integram a lista de opções do mercado de trabalho. Mas, para os jovens que ainda têm a difícil missão de escolher o futuro de sua carreira, a dúvida que fica é: quais serão as próximas tendências?

O Profuturo (Programa de Estudos do Futuro), da FIA (Fundação de Instituto de Administração), tenta responder essa questão com os resultados da pesquisa Delphi "Carreiras do Futuro", que visa identificar as áreas mais promissoras e apontar onde estarão as oportunidades de negócios para empreendedores até o ano de 2020.

A ênfase crescente na inovação, a busca por qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente, de acordo com o estudo, estarão entre os fatores mais relevantes no delineamento das carreiras mais promissoras.

Estima-se que os negócios potenciais estarão no setor de serviços em áreas como saúde e qualidade de vida, turismo, lazer, alimentação, serviços para a terceira idade e consultorias especializadas - tais como desenvolvimento de carreira, consultoria pessoal e planejamento financeiro.

A pesquisa aponta ainda que as áreas de Biotecnologia, Nanotecnologia, Saúde e Medicina continuarão ocupando seus espaços no ranking de oportunidades profissionais. O crescimento da Internet, com maior acesso e mais pessoas fazendo compras e pesquisas pela rede, deve alavancar ainda os serviços na web.

O conceito de sustentabilidade também ganhará força, o que aumentará a atuação de profissionais nas áreas ambientais. De acordo com o estudo, será necessária a busca de alternativas de baixo impacto ambiental e pouca poluição para a produção de diversos produtos.

E você, arrisca um palpite? Qual é a área que, na sua opinião, terá grande potencial de crescimento e oportunidades?

Por Larissa Leiros Baroni - Blog Universia - 08.04.09

Nenhum comentário:

Postar um comentário