15 de jun. de 2011

Procom quer enquadrar Eletropaulo

Após um vendaval, um milhão de pessoas na capital paulista e em dez cidades da Grande São Paulo ficaram no escuro. Em algumas regiões, a falta de energia durou três dias. Frente ao caos, o PROCON de São Paulo encaminhou um pedido à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em que solicita intervenção na AES Eletropaulo.

Além dos apagões, o fato é que, dos R$ 18 milhões em multas cobradas da Eletropaulo, meros R$ 3,5 milhões foram pagos. Não é de se estranhar, portanto, que nos dois últimos anos a Eletropaulo tenha ficado entre as empresas que mais receberam reclamações junto ao PROCON-SP. Vejo a iniciativa do PROCON como excelente. O consumidor é a grande vítima desta história.

E, como se não tivesse nada a ver com isso, o governador tucano Geraldo Alckmin, agora, culpa a Eletropaulo. Brada que a concessionária não tem "condições mínimas" de atendimento em situações climáticas adversas. Reclama, ainda, que há quatro anos a empresa atrasa no cumprimento de suas obrigações, como o de dotar a Região Metropolitana de mais energia. Isso mesmo, há quatro anos e fica a pergunta: como não fez nada a respeito antes?

Descaso com a população


A medida do PROCON encaminhada à ANEEL pede a substituição da diretoria da Eletropaulo por um interventor indicado pela própria Agência. O texto afirma ser "dever da concessionária estar preparada para enfrentar problemas climáticos e manter uma equipe eficiente para, em tempo razoável, restabelecer o fornecimento de energia".

Já, a concessionária defende-se. Afirma ter mantido "um plano de investimentos crescente, de forma a assegurar não só o atendimento ao crescimento no consumo de energia elétrica, mas também a melhoria da qualidade do fornecimento". Aponta, ainda, que seus indicadores estão acima da média no país.

O fato, meus caros, é que os tucanos - tanto o ex-governador José Serra quanto o atual Geraldo Alckmin - evidentemente, sabiam dos problemas e da falta de investimento da Eletropaulo. E foram coniventes, já que nada fizeram.

Foto: Wikipédia

Do Blog do Zé Dirceu - 14.06.2011

Um comentário:

  1. Aqui no RN temos a Cosern, que pouco difere da daí, no requesito problemas. A cada queda de energia que sentimos pedimos a Deus para nos resguardar de prejuízos pois bem sabemos o quanto é dificil encontrar os culpados para assumi-los. Um abraço.

    ResponderExcluir