Com foco no livro Laboratório de Gramsci; filosofia, história e política, professores da USP, Unesp e Unicamp debatem os pensamentos do filósofo italiano
Dia 15 de junho, às 18h 30, no Centro de Documentação e Memória da Unesp (CEDEM), no centro de São Paulo, professores da USP, Unicamp e Unesp debatem o livro O Laboratório de Gramsci; filosofia, história e política (editora Alameda - 2008) do autor Álvaro Bianchi, pesquisador do marxismo e professor de Ciência Política da Unicamp.
Antes do debate Álvaro exporá sobre a íntima relação que há entre filosofia e política nos Cadernos do Cárcere, escritos pelo filósofo italiano na prisão.
Conceitos utilizados por Gramsci como “hegemonia”, “bloco histórico”, “intelectual orgânico” e “sociedade civil”, passaram a fazer parte do vocabulário intelectual e político de muitos países, sobretudo na América Latina.
Os debatedores convidados para o evento são os professores Armando Boito (Ciência Política da Unicamp); Marcos Del Roio (Ciências Políticas e Econômicas da UNESP/Marília) sob mediação de Célia Reis Camargo (coordenadora do CEDEM e professora de História da UNESP/Assis).
As inscrições gratuitas podem ser feitas com Sandra Santos no e-mail: ssantos@cedem.unesp.br ou no site www.cedem.unesp.br
Quando: 15 de junho de 2009 (segunda-feira) às 18h30
Onde: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória
Endereço: Praça da Sé, 108 - 1º andar - metrô Sé
Mais informações: (11) 3105 - 9903
Nenhum comentário:
Postar um comentário