2 de out. de 2009

CONAE - 2010 - Etapa estadual começa nesta sexta-feira (02.10) por São Paulo

Do Portal do MEC - 30.09.09

Terá início em São Paulo, na sexta-feira, 2 de outubro, a série de conferências preparatórias da Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília. Serão realizados encontros preparatórios nas 27 unidades da Federação. O evento de São Paulo, que será aberto pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, vai reunir três mil delegados.

A conferência estadual paulista se estenderá até domingo, 4 de outubro, no Palácio de Convenções do Anhembi, no bairro Santana. Nos três dias de atividades, os delegados vão discutir os temas que constituem os eixos da Conae. Entre eles, a elaboração de um sistema articulado de educação, o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2011 a 2020 e o papel do Estado na garantia do direito à educação.

Outra tarefa dos delegados será a escolha dos representantes de São Paulo para a conferência nacional. Serão 176 delegados da educação básica, 52 da profissional e 323 da superior, além de representantes de instituições e entidades da educação.

Estados — O calendário das 26 conferências estaduais e do Distrito Federal será cumprido até 29 de novembro. Nesse período, 23.992 delegados vão discutir os temas da Conae e eleger representantes.

Dados preliminares divulgados pelo coordenador da comissão nacional organizadora da Conae, Francisco das Chagas, também secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, indicam que 305,5 mil brasileiros discutiram as temáticas da conferência entre janeiro e junho deste ano. A comissão também registrou a realização de 1.820 conferências municipais preparatórias, além de debates em escolas, bairros e comunidades.

O calendário das conferências e os documentos que subsidiam os debates estão no portal do Ministério da Educação.

Ionice Lorenzoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário