17 de out. de 2009

Prefeitura anuncia plano para reduzir nº de alunos por sala

Secretário informou, via Twitter, que ideia é ter, no ano que vem, no máximo 30 crianças por turma; hoje, são 35

Medida vale para estudantes do ensino infantil; secretaria não informou como será possível ampliar o número de escolas e de salas de aula

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA - "AGORA" - 17-10-09

A Prefeitura de São Paulo anunciou ontem um plano para reduzir o número de alunos por turma no ensino infantil (geralmente crianças de três a cinco anos). O anúncio foi feito pelo secretário da Educação, Alexandre Schneider, via Twitter.
Segundo o secretário, a ideia é que a redução seja feita de forma gradual. Hoje, em média, são 35 alunos por sala. A previsão de Schneider é que, a partir de 2010, cada turma tenha, no máximo, 30 crianças. Em 2011, o número será reduzido para 25. Em 2012, chegará a 20.
A proposta de mudança ocorre dois dias após o Ministério Público entrar com uma ação civil pública para que alunos com menos de quatro anos sejam matriculados em creches em vez de escolas de ensino infantil, as Emeis. A ação pede um docente a cada 15 alunos.
Desde o início do ano, a gestão Gilberto Kassab (DEM) tem enviado alunos de três anos para as Emeis, na tentativa de reduzir a demanda por creches, que é de 84.807 vagas. Para o Ministério Público, porém, essa faixa etária necessita de cuidados específicos presentes somente em creches.
No Twitter, Schneider disse que as novas vagas serão abertas por conta das obras de reforma das escolas. A Secretaria da Educação, no entanto, questionada ontem durante todo o dia, disse que só hoje poderia dar detalhes de quantas salas e escolas serão construídas.
Nas escolas particulares, a média é de 20 alunos por classe. No Vértice, particular paulistana com o melhor desempenho no Enem 2008, são 12 alunos por sala, no caso das crianças de três anos; 15, no caso das de quatro e 18, nas de cinco anos.
Em todas elas, ao contrário do que acontece na maioria das escolas da rede municipal, há uma professora e uma assistente na sala.

(TAI NALON)

Nenhum comentário:

Postar um comentário