20 de out. de 2009

Será uma utopia na administração do Kassab? A São Paulo dos sonhos de alunos da rede municipal vai estampar capas de cadernos


Talita Bedinelli - Folha de SP - 20-10-09


Na São Paulo imaginada por John Wesley da Silva,13, o esgoto só seria jogado no rio Tietê depois de tratado. A água seria tão limpa que se poderia pescar. E tartarugas viveriam livres em meio ao verde.

Para Viviane Pinheiro Moura, 13, as pessoas poderiam ainda andar de bicicleta e empinar pipas às margens do rio. Mesma vontade compartilhada pela doméstica Maria de Fátima Chaves Carvalho, 47. "Se o rio fosse limpo, meus netos poderiam brincar lá."
John, Viviane e Fátima são estudantes de escolas municipais de São Paulo e relataram seus sonhos em desenhos, selecionados por um concurso promovido pela prefeitura.
As imagens vão estampar os cadernos que serão distribuídos no ano que vem para alunos de toda a rede.
Ao todo, 20 desenhos foram selecionados. Divididos por categorias (ensino infantil, fundamental 1, fundamental 2 e educação de jovens e adultos), eles serão impressos nas capas de cadernos usados por cerca de 900 mil alunos.
Iniciado em setembro, o concurso tinha como tema "A São Paulo que eu quero". Participaram alunos de toda a rede pública municipal.
Além do rio Tietê, assunto mais popular entre os desenhos, foram retratadas árvores, flores e espaços de lazer perto da natureza.
Antônio Márcio Virgínio, do curso de alfabetização de jovens e adultos da escola General Othelo Franco, foi além: mostrou um jovem grafitando um muro e pedindo mais educação, segurança, saúde, esportes e oportunidade.
Luan Souza Silva, 6, da escola Clóvis Bevilacqua, queria uma cidade menos poluída. "A natureza tinha que existir mais que a poluição", diz, ao explicar seu desenho, onde junto a carros e prédios voam gaivotas e há uma cachoeira.
Já Elayne de Souza da Costa, também de seis anos, gostaria que as pessoas jogassem menos lixo no chão. Ela fez um autorretrato no qual, junto a um colega, joga uma garrafa no lixo.
Hoje, os vencedores do prêmio vão mostrar seus trabalhos para o prefeito Gilberto Kassab (DEM). Para Elayne, será a oportunidade de fazer um pedido: "Mais limpeza na cidade". Seu pai aproveitará para pedir que sua rua, em Parelheiros (zona sul), seja asfaltada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário