24 de abr. de 2010

A Etapa 2 já começou


A Etapa 2 já começou
Veja o onde e quando será a plenária de sua subprefeitura. Participe, divulgue! Nesta sairão os delegados para a Conferência que fechará o Projeto e o documento.

Prezadas/os companheiras/os dos fóruns de educação e movimentos sociais da cidade de São Paulo

Após um processo de quase dois anos de discussão entre a sociedade civil organizada e a Secretaria Municipal de Educação, o Plano de Educação da Cidade de São Paulo será construído entre março e junho de 2010, em um processo participativo, ainda que em um tempo mais curto do que desejávamos.
A participação de todos os fóruns e movimentos de Educação, através da realização de plenárias livres e da participação nas plenárias nas subprefeituras, é fundamental para fazer valer as propostas de educação que temos discutido e que definirão as metas para a educação em nossa cidade para os próximos dez anos!
Além da discussão e elaboração das propostas e reivindicações dos fóruns e movimentos ao longo das etapas, é muito importante a participação na etapa 2, em que se elegerão  nas subprefeituras as/os delegadas/os para a Conferência de Educação da Cidade de São Paulo - conferência que ocorrerá em 18 de junho (à noite), 19 e 20 de junho (dia todo) de 2010. Os locais dessas plenárias estão na listagem a seguir.
É fundamental que os fóruns e movimentos participem para tirarem suas/seus delegadas/os para o processo, garantindo a efetiva discussão de suas propostas. Pelo segmento fóruns/movimentos sociais de educação, seremos cerca de 10 delegadas/os por subprefeitura.
As bases para as discussões e formulação de propostas são as nossas próprias experiências e reflexões sobre a educação em nossa cidade e o texto de subsídios (em especial a parte sobre a metodologia – p.80 a 87). O texto de subsídios está disponível no portal da Secretaria de Educação, http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br (e também no site das organizações, fóruns e movimentos) e está sendo distribuído nas escolas da cidade. A ficha para sistematização das discussões também se encontra no portal de SME.

Plenárias nas subprefeituras:

Subprefeitura
DRE
Local
Data
Horário
Aricanduva/Formosa/Carrão
Itaquera
CEU Aricanduva
7/mai
19h
Butantã
Butantã
CEU Butantã
22/mai
8h30 as 12h30
Campo Limpo
Campo Limpo
CEU Campo Limpo
8/mai
9h as13h
Capela do Socorro
Capela do Socorro
CEU Cidade Dutra
22/mai
9h às 13h
Casa Verde/Cachoeirinha
FO/Brasilandia
Rosas de ouro
20/mai
19h
Cidade Ademar
Santo amaro
CEU Alvarenga
19/mai
19h às 23h
Cidade Tiradentes
Guaianases
CEU Inácio Monteiro
22/mai
13h30
Ermelino Matarazzo
Penha
CEU Quinta do Sol
13/mai
18h às 21h
Freguesia /Brasilandia
FO/Brasilandia
Peruche
14/mai
18h às 23h
Guaianases
Guaianases
CEU Jambeiro
15/mai
13h30
Ipiranga
Ipiranga
CEU Meninos
12/mai
18h às 21h
Itaim Paulista
São Miguel
CEU V.Curuçá
18/mai
19h
Itaquera
Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar
21/mai
 22/mai
19h
9h30
Jabaquara
Santo Amaro
Aud.Seicho-no-ie
14/mai
19h
Jaçanã/Tremembé
Jaçanã/Tremembé
CEU Jaçanã
10/mai
19h às 22h
Lapa
Pirituba
Emei Santos Dumont
8/mai
9h às 13h
M’Boi Mirim
Campo Limpo
CEU Casa Blanca
22/mai
8h30 as 12h30
Mooca
Penha
Fac.São Judas
20/mai
19h as 21 h
Parelheiros
Capela do socorro
Subprefeitura Parelheiros
15/mai
9h as 13 h
Penha
Penha
CEU Quinta do Sol
18/mai
18h às 21h
Perus
Perus
CEU Perus
22/mai
9h às 13h
Pinheiros
Butantã
Subprefeitura de Pinheiros
15/mai
8h30 as 12h30
Pirituba
Pirituba
CEU V.Atlantica
15/mai
9h as13h
Santana/Tucuruvi
Jaçanã/Tremembé
X-9 paulistana
12/mai
19h
Santo Amaro
Santo Amaro
Teatro Unitalo sala Paulo Autran
 20/mai
19h
São Mateus
São Mateus
CEU São Mateus
4/mai
18h às 21h
São Miguel
São Miguel
CEU São Carlos
11/mai
19h às 22h
Ipiranga
Auditório CPP
17/mai
18h às 21h
Vila Maria/Vila Guilherme
Jaçanã
Expo Center norte
17/mai
19 h
Vila Mariana
Ipiranga
Clube Escola Mané Garrincha
10/mai
18h às 21h
Vila Prudente
Ipiranga
CEU Rosa da China
5/mai
18h às 21h

Retomando as etapas de discussão e elaboração do Plano:
I - Etapa 1 (local): até 19 de abril de 2010
a) discussões em todas as escolas, envolvendo a comunidade escolar e a comunidade local;
b) plenárias livres, protagonizadas por um mínimo de dez atores comunitários sobre temas que possam ser relacionados à agenda educacional.
As escolas poderão ordenar suas propostas por critério de prioridade.
Essa etapa não definirá representação para a etapa seguinte.
 II - Etapa 2 (por subprefeitura): reuniões nas subprefeituras (31) - até 22 de maio de 2010.
a) Esta etapa será desenvolvida por meio de reuniões por subprefeitura e serão definidas prioridades por subprefeitura (no mínimo dez prioridades) e encaminhadas propostas gerais para o Plano da Cidade. Nessa etapa, serão eleitas/os as/os delegadas/os para a etapa seguinte, municipal. Também será garantida a possibilidade de realização de plenárias livres protagonizadas por um mínimo de dez atores da microrregião ou distrito, sobre temas que possam ser relacionados à agenda educacional. Nestas plenárias não serão eleitas/os delegadas/os para a etapa seguinte.

b) Também está prevista a realização de Encontros Temáticos em nível municipal. Esses encontros poderão ser realizados por organizações ou fóruns - ou propostos pela Comissão Organizadora, visando a contemplar temas estratégicos que não contem com um ator articulador - envolvendo um mínimo de 80 participantes. Os Encontros Temáticos também elegerão delegadas/os (1 a cada 40 participantes) para a etapa municipal. A realização dos Encontros Temáticos deve ser informada à Comissão Executiva.
III - Etapa 3 (municipal): Conferência de Educação da Cidade de São Paulo - 18 (à noite), 19 e 20 de junho (dia todo) de 2010. A Conferência terá como referência para a discussão o documento de sistematização, produto das etapas anteriores de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Este documento deverá ser discutido, aprimorado, votado e definido pela plenária. Além do Plano de Educação da Cidade de São Paulo, a ser encaminhado à Câmara Municipal e à Assembléia Legislativa do Estado, será gerado um documento com toda a memória do processo, que não será submetido à Plenária da Conferência, mas poderá ser disponibilizado em site e devolvido para as escolas para possíveis ajustes.
GT Educação do Movimento Nossa São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário