24 de abr de 2010

A "Folha", as pesquisas e o tiro no pé: mais de mil já assinaram o pedido para que se investigue institutos

                    
A "Folha" deu mais um tiro no pé, ao abrir guerra contra os institutos de pesquisa que dão resultados diferentes dos levantamentos feitos pelo DataFolha.
A "Folha" passou a agredir sistematicamente Sensus e Vox Populi. A "Folha" acha que mete medo no Brasil. Mas o Brasil mudou (pouco, mas mudou).
O resultado da barafunda de acusações é que a "Folha" lançou contra si, também, a luz da suspeita. Vários blogs e sites levantaram (de forma sustentada, com números) dúvidas sobre as pesquisas da "Folha" - sempre favoráveis a Serra.
A Globo se aliou à "Folha", e anunciou: não divulga mais levantamentos do Vox Populi e do Sensus. Os campos estão bem estabelecidos. A máscara da neutralidade foi jogada no lixo. O que é bom.
Mas assumir que se é parcial, que se tem interesses a defender, não quer dizer passe livre para a mentira, ou para a manipulação grosseira de números. Uma coisa é assumir que se tem um lado. Outra coisa é mentir!
De que lado está a mentira no caso das pesquisas? Não sabemos...
É por isso que Eduardo Guimarães, do MSM (Movimento dos Sem Mídia), acaba de protocolar na Procuradoria Geral Eleitoral pedido para que se investigue os 4 maiores institutos.
O Eduardo reproduziu, em seu blog,  a representação apresentada. Já passa de 1.100 o número de comentários: são leitores (e cidadãos) que apóiam e pedem a investigação - http://edu.guim.blog.uol.com.br/.
Alguns podem achar pouco. Eu acho muito. Um cidadão, que preside uma entidade pequena (o MSM), resolve peitar um jornal e cobrar investigação sobre todos institutos. Em dois dias, mais de mil pessoas se unem , a cobrar que se investigue.
Esse escrevinhador quer a investigação, e humildemente, apóia a inciativa do Eduado e do MSM.
Não podem pairar dúvidas sobre algo tão sério para a democracia brasileira!
A "Folha" quer só levantar dúvidas, criar suspeitas. Para ajudar  o Serra.
Nós queremos a verdade.
É por isso que a credibilidade de jornais como a "Folha está no chão. Os jornalistas que trabalham lá já não acreditam no jornal. As fontes não acreditam nele. Só o Otavinho ainda leva a "Folha a sério...

Do Blog - O Escrevinhador - 24.04.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário