25 de jan. de 2012

São Paulo, ontem e hoje

Um dos principais responsáveis por retratar a cidade de São Paulo no fim do século XIX e início do XX foi Guilherme Gaensly. Suas imagens, reunidas em um livro que leva seu nome, mostram uma cidade poética e inspiram afeto.
Hoje, São Paulo celebra 458 anos. Folheando Guilherme Gaensly, nos sentimos desafiados a conferir como estão algumas das paisagens centrais que serviram de inspiração para o fotógrafo. Apresentamos aqui o registro desse passeio


 Panorama de Santa Cecília



Ao centro das duas imagens é possível localizar as torres da Santa Casa de Misericórdia,
construída, no bairro de Santa Cecília, em 1884.







Praça da República



Viaduto do Chá

Idealizado por Jules Martin e projetado pelo engenheiro Stevaux, ambos franceses, o antigo viaduto do Chá, fabricado na Alemanha, desencadeou o início da urbanização do Anhangabaú (substituído pelo atual na década de 1930).


Vale do Anhangabaú

Vista do viaduto do Chá em direção ao norte, apontando as plantações no vale do Anhangabaú. Em destaque, à esquerda, o Teatro Politeama Nacional, recuado da rua São João. (…) Em 1914 foi destruído por um incêndio.
Na foto abaixo, que retrata a vista da mesma região, é possível observar que no local onde estava o Teatro, hoje está localizado o Palácio dos Correios, inaugurado na década de 1920.




Rua Direita


Em frente ao prédio onde se instalara a Casa Alemã, precursora das lojas de departamento, uma família observa Gaensly registrar a rua tomada por elegantes construções.
A torre da Igreja Santo Antônio, localizada na Praça do Patriarca, pode ser vista ao centro da duas fotos.



Esquina da rua Direita com a rua 15 de novembro

O Café Girondino, inaugurado em 1875, estava localizado na esquina da rua direita com a rua 15 de novembro. Um Café homônimo, inspirado neste do fim do século XIX, está localizado a poucas quadras dali, na rua Boa Vista, 365, desde o fim da década de 1990, com vista para o mosteiro de São Bento.

Do Cosac e Naifi - 25.01.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário