Podemos dar um bom trato em nossa bike. É
simples limpar toda a bike sem ferramentas, para que ela fique pronta para
regular ou reparar algum sistema.
Lama,
chuva, sem descanso, ou está há muito tempo largada? Antes de enfiá-la dentro
da água, pense em fazer a lavagem a seco: é mais rápido, seguro e faz com que
as partes lubrificadas mantenham seu bom funcionamento por mais tempo.
A bicicleta é uma máquina que expõe boa parte de seus componentes à ação de água, de areia, de poeira ou lama, e em alguns casos, de maresia. Guardá-la nesses estados não é nada aconselhável, podendo necessitar da troca de algum componente deteriorado e em casos mais graves, chegar num ponto em que não vale a pena nem mexer de tão caro. Muita grana em peças, ou bike nova.
As vezes é mais prudente a revisão geral, desmontando a bike completamente . Se o caso naõ é tão grave assim, vamos aprender o trabalho de limpeza e lubrificação externa porque, depois dele, perceberemos se determinado componente não está funcionando bem e necessita de atenção especial ou substituição
A bicicleta é uma máquina que expõe boa parte de seus componentes à ação de água, de areia, de poeira ou lama, e em alguns casos, de maresia. Guardá-la nesses estados não é nada aconselhável, podendo necessitar da troca de algum componente deteriorado e em casos mais graves, chegar num ponto em que não vale a pena nem mexer de tão caro. Muita grana em peças, ou bike nova.
As vezes é mais prudente a revisão geral, desmontando a bike completamente . Se o caso naõ é tão grave assim, vamos aprender o trabalho de limpeza e lubrificação externa porque, depois dele, perceberemos se determinado componente não está funcionando bem e necessita de atenção especial ou substituição
Deixe secar
Deixe a bike secar até
que a lama, poeira e areia saiam por escovação. Quanto mais grossa a lama
estiver, mais ela demorará a secar porque a umidade vai desaparecendo de fora
para dentro. Sendo assim, se houver muita lama, retire o máximo que você puder
com as mãos para que o tempo de secagem seja o menor possível. Tire as rodas,
que depois será a vez delas.
Dependendo do estrago que você aprontou em sua bike, ela aguenta de dois a três tratos desse tipo até uma revisão geral, onde é desmontada peça por peça e lubrificada completamente.
Dependendo do estrago que você aprontou em sua bike, ela aguenta de dois a três tratos desse tipo até uma revisão geral, onde é desmontada peça por peça e lubrificada completamente.
Preparação: Caso você não tenha em
casa um "stand", improvise. Amarre dois pedaços de corda no teto e
suspenda a bicicleta pelo selim e por dois pontos no guidon.
3) limpeza geral do quadro e dos componentes: depois da escovação geral, ainda permanecem os
resíduos de sujeira no quadro e nas peças.Utilizaremos limpa-vidros e thinner
nos panos e esponja, sempre em pequenas doses. O limpa-vidros vai muito bem no
quadro, limpa e não corrói a pintura como o thinner, devendo ser mais
direcionado as peças, tomando-se o cuidado de não penetrar em partes com
lubrificação interna. Após o pano com solvente, o toque final fica por conta de
uma flanela macia. No momento em que limpar o câmbio, verifique o estado das
roldanas. Desmonte-as e limpe peça por peça remontando-as após lubrificação com
graxa.
Não esqueça de forrar o chão com jornais velhos. Após este banho, seque a corrente ao máximo e repita a operação até que fique completamente limpa. Com a corrente seca, o processo é mais rápido. Neste caso, escove-a completamente.
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