21 de mar. de 2012

Ipea e Socicom lançam o 2° Panorama da Comunicação e das Telecomunicações

A obra, composta por quatro volumes, será apresentada nesta sexta-feira, em São Paulo, às 9h
 Marcio Porschman (foto), Presidente do IPEA, participou da 1a edição em 2011


O Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012 é resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom). Sua segunda edição será lançada nesta sexta-feira, dia 23, às 9h, no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Av. Paulista, 2.163, Ed. Banco do Brasil, auditório 17º andar). É necessária a confirmação de presença, enviando nome, instituição e contatos para: eventos@ipea.gov.br.

Os quatro volumes somam mais de 1.200 páginas, escritas por mais de 70 colaboradores ao todo. Entre os autores estão pesquisadores renomados da comunicação no Brasil. Mestres e doutores de várias partes do País foram selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa. 

No Volume 1 - Indicadores, são abordados temas como o Programa Nacional de Banda Larga, regulação e infraestrutura da comunicação, segurança da informação, cobertura do jornalismo econômico, comunicação pública, entre outros assuntos.

A seguir, Flagrantes, do Volume 2, avalia a participação do Brasil em congressos de comunicação de 2011 (como os da ICA e IAMCR, Confibercom, Lusocom e Intercom), além de contemplar artigos sobre a cibercultura, a realidade brasileira do cinema e audiovisual, a Conferência Brasileira de Folkcomunicação, ensino e pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Comunicação Organizacional e Publicidade, e o papel da Socicom para o fortalecimento da sociedade acadêmica da Comunicação.

O terceiro volume, Memórias, é dedicado aos recortes intelectual, institucional, autoral, disciplinar e contextual da história da comunicação no Brasil. Também são analisados os aspectos mais importantes da Comunicação em casa região do país ao longo da história.

Tendências é o tema do último volume, que engloba a indústria criativa e de conteúdos digitais, avanços no campo público da Televisão Digital, tendências profissionais e ocupacionais para a área de Comunicação no país, e regulação na comunicação e telecomunicação brasileiras.

Confira a programação do lançamento:

9h às 10h – Abertura
Daniel Castro, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea
José Marques de Melo, presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom)
Marcio Wohlers, assessor técnico da Presidência do Ipea

10h às 11h -  Apresentação dos quatro volumes da obra
Volume 1 – Indicadores
Volume 2 – Flagrantes
Volume 3 – Memória
Volume 4 –Tendências

Nenhum comentário:

Postar um comentário