A obra, composta por quatro volumes, será apresentada nesta sexta-feira, em São Paulo, às 9h
Marcio Porschman (foto), Presidente do IPEA, participou da 1a edição em 2011
O Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012 é resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom). Sua segunda edição será lançada nesta sexta-feira, dia 23, às 9h, no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Av. Paulista, 2.163, Ed. Banco do Brasil, auditório 17º andar). É necessária a confirmação de presença, enviando nome, instituição e contatos para: eventos@ipea.gov.br.
O Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012 é resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom). Sua segunda edição será lançada nesta sexta-feira, dia 23, às 9h, no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Av. Paulista, 2.163, Ed. Banco do Brasil, auditório 17º andar). É necessária a confirmação de presença, enviando nome, instituição e contatos para: eventos@ipea.gov.br.
Os quatro volumes somam mais de 1.200
páginas, escritas por mais de 70 colaboradores ao todo. Entre os autores
estão pesquisadores renomados da comunicação no Brasil. Mestres e
doutores de várias partes do País foram selecionados por meio de chamada
pública para participar da pesquisa.
No Volume 1 - Indicadores, são
abordados temas como o Programa Nacional de Banda Larga, regulação e
infraestrutura da comunicação, segurança da informação, cobertura do
jornalismo econômico, comunicação pública, entre outros assuntos.
A seguir, Flagrantes, do Volume
2, avalia a participação do Brasil em congressos de comunicação de 2011
(como os da ICA e IAMCR, Confibercom, Lusocom e Intercom), além de
contemplar artigos sobre a cibercultura, a realidade brasileira do
cinema e audiovisual, a Conferência Brasileira de Folkcomunicação,
ensino e pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Comunicação
Organizacional e Publicidade, e o papel da Socicom para o fortalecimento
da sociedade acadêmica da Comunicação.
O terceiro volume, Memórias, é dedicado
aos recortes intelectual, institucional, autoral, disciplinar e
contextual da história da comunicação no Brasil. Também são analisados
os aspectos mais importantes da Comunicação em casa região do país ao
longo da história.
Tendências é o tema do último volume,
que engloba a indústria criativa e de conteúdos digitais, avanços no
campo público da Televisão Digital, tendências profissionais e
ocupacionais para a área de Comunicação no país, e regulação na
comunicação e telecomunicação brasileiras.
Confira a programação do lançamento:
9h às 10h – Abertura
Daniel Castro, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea
José Marques de Melo, presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom)
Marcio Wohlers, assessor técnico da Presidência do Ipea
10h às 11h - Apresentação dos quatro volumes da obra
Volume 1 – Indicadores
Volume 2 – Flagrantes
Volume 3 – Memória
Volume 4 –Tendências
Nenhum comentário:
Postar um comentário