13 de jan de 2013

Você já se exercitou hoje?

 


 Ginástica laboral exercicios e imagens nas empresas

Os exercícios de ginástica laboral nas empresas  estão sendo mais importantes do que nunca, pois o numero de pessoas sedentárias aumenta cada vez mais.

Praticar diariamente os exercícios de ginástica laboral dentro das empresas ajuda a combater e previner a L.E.R. (lesão por esforço repetitivo), o sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão, melhora também a flexibilidade do individuo, força, ritmo, coordenação motora,  auto estima, e até mesmo a resistência.



Além disso, quando os exercícios são feitos há uma maior interação entre todos os funcionários, que se sentem mais motivados para trabalhar.


Os exercícios de ginástica laboral são feitos de cinco a 15 minutos, podendo ser praticados diariamente, e tentam exercitar as partes do corpo onde as lesões são mais frequentes. Por isso, a prática é benéfica tanto a empresa quanto ao trabalhador.

Vejam dois exemplos de exercícios. 

1 - Tipos de exercícios de ginástica laboral


Ginástica Preparatória

Com o objetivo de alongar e aquecer determinadas partes do corpo, os exercícios de ginástica preparatória devem ser realizada antes do início do trabalho. Os exercícios são recomendados principalmente para quem trabalha ativamente com o corpo, fazendo força ou movimentos repetitivos.


Ginástica Compensatória

A ginástica compensatória deve ser realizada durante o dia de trabalho. É necessário fazer uma pausa de 5 a 15 minutos por dia para compensar os músculos que não são utilizados durante o dia. Principalmente para quem trabalha em áreas administrativas ou com informatica.


Ginástica Corretiva

Geralmente os exercícios da ginástica corretiva costumam dar mais enfase aos músculos do tronco e dos braços para proteger a coluna. Trabalhando assim a reeducação de postura e movimentos.


Ginástica Relaxante

Seu principal objetivo é de relaxar o funcionário para livrá-lo das tensões acumuladas durante o dia de trabalho. É indicada aos trabalhadores do terceiro turno, como seguranças e enfermeiras que trabalham no período da noite e madrugada.

Ginastica laboral exercicios



Fazer exercícios de alongamento muscular diário é uma opção para quem quer sair do sedentarismo, veja abaixo imagens de como fazer os exercícios de ginástica laboral em seu local de trabalho :

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2 - Como fazer exercícios de alongamento muscular

Fazer exercicios de alongamento muscular é tão importante quanto ter uma alimentação saudável, mas a maioria das pessoas desconhece essa questão. 




Fazer exercicios de alongamento muscular  é tão importante quanto ter uma alimentação saudável, mas a maioria das pessoas não se preocupam com o alongamento, e não fazer os exercícios de alongamento pode ser um problema para a vida do atleta.
Principais exercícios de alongamento muscular:

Para fazer os exercicios de alongamento muscular, fique parado na posição de 15 a 30 segundos sentindo o músculo estirar. Mantenha a respiração normal de forma lenta.


Para que evitar lesões veja algumas dicas enquanto se alonga:


1. O músculo deve estar aquecido para ser alongado Se estiver frio, a capacidade elástica dele é menor: você pode exagerar na solicitação e causar um estiramento.


2. O músculo não pode estar superaquecido. Aquela “dorzinha” que sinaliza seu limite pode ser mascarada se você estiver com doses altas de endorfina e com a circulação sanguínea elevada. Então, logo que terminar o exercício, desaqueça de 10 a 15 minutos, com caminhada ou trote leve se você estiver correndo. Em seguida, alongue.


3. Atenção à postura corporal. Um exercício mal executado pode agravar ou desencadear uma lesão. E fingir que está alongando não adianta nada.

Fonte: Exercícios Físicos

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