Em São Paulo temos na capital apenas 3 linhas de metrô (azul, laranja e verde), que cruzam a região central. O metrô faz ligações com outras linhas ferroviárias CPTM, que se estendem até outras cidades (na grande São Paulo - veja mapa).
A população de São Paulo sempre viveu o kaus no transporte público, o governo tucano seguindo a política do Maluf, deu continuidade ao superfaturamento do Metrô e na sua gestão
A Marta na sua gestão, 2002 a 2006) deu solução ao transporte de ônibus, com o secretário de transporte Carlos Zaratini (hoje deputado federal).
São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, com população de aproximadamente vinte milhões de habitantes, que dependem (muito) de transporte público rápido. E para isso existe a Companhia do Metropolitano de São Paulo, conhecida popularmente como Metrô, empresa fundada em 1968 e responsável pelo planejamento, construção e operação do sistema de
Enquanto temos em São Paulo, apenas 3 linhas de metrô e mais ligações (xxxxxxx colocar mais informaç~eos aqui)
em Paris, o transporte metroviário na Região Metropolitana de São Paulo.
Veja comentários de pessoas que conhecem ou moram em Paris.
-----------------------------
Metrô de Paris, França - Metropolitain, France
Para quem não está acostumado com as redes de metrôs da Europa, Paris, França, provavelmente vai ser um grande desafio, mas que definitivamente vale à pena (veja mapa ao lado).Paris têm uma rede de metrô – ou, como diziam os franceses, Metropolitain – bastante ampla e complicada. A rede consiste em 16 linhas que se cruzam e permitem aos usuários irem para, praticamente, todos os lugares da bela Cidade Luz.
As linhas são numeradas de 1 a 14, com duas linhas menores, a 3bis e a 7bis, que se separam das linhas originais 3 e 7, respectivamente. São 214 km de linhas, com mais de 300 estações, com 384 paradas, onde 62 permitem conexões com outras linhas.
O metrô de Paris se classifica, por número de passageiros (1.409 milhões no ano de 2006), em 4ª posição, perdendo para Moscou (2,5 milhões), Tóquio e México. Em 7ª posição por comprimento das linhas, atrás de Nova Iorque, Londres, Madrid, Séoul, Tóquio, Moscou (porém, seria a 1ª, caso incluísse o RER, Réseau Express Regional) e em 3º lugar por número de estações, perdendo apenas para New York e Séoul.
--------------------
Jornalista brasileira que mora em Paris comenta sobre o metrô.
Por Carol Nogueira - 28.05
Paris é uma cidade ótima para se andar de metrô. Há quem reclame, e com razão, que os vagões são meio sujos e as estações, inacessíveis para pessoas com capacidade de locomoção reduzida, pois a maior parte não tem elevadores ou escadas rolantes. Fora isso, fica realmente difícil encontrar o que se criticar. As estações estão em cada duas ou três esquinas e a frequência de trens é impressionante – é raro, muito raro se esperar mais que cinco minutos.
Toda essa qualidade faz do metrô de Paris um queridinho do turista brasileiro. Acostumado a ser mal tratado pelo transporte público das cidades brasileiras, o turista adora a praticidade de poder cruzar a cidade em poucos minutos, gastando quase nada. Acontece que quem vira incondicional do metrô pode até ganhar tempo, mas deixa de conhecer melhor a cidade – porque, exceção feita para a linha 6 e sua vista privilegiada da Torre Eiffel, quase todos os outros itinerários circulam mesmo embaixo da terra, onde não se vê muita coisa.
Leia mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário