7 de dez de 2010

Record vence mais uma vez a Globo: o controle remoto está ficando mais democrático

Apesar da Globo ser líder em quase todos os horários de exibição da TV aberta brasileira, não tem sido raro episódios com este: A Globo vem sendo derrotada, cada vez com mais frequência pela sua principal concorrente.
A "Foxilização" da Vênus platinada durante o governo do presidente Lula e a possível radicalização editorial no governo Dilma, tem tornado amarga a programação da emissora.  A Record se apresenta, oportunamente, como uma alternativa ao "pensamento único global", empurrado para dentro das casas do telespectador diariamente pela emissora do Jardim Botânico.

Não penso que a Record detendo o quase monopólio que hoje a Globo possui seja a solução para um conteúdo da TV brasileira com mais brasilidade, diverso e democrático, mas creio que a disputa acirrada pela audiência e a divisão, em condições mais equilibradas, da verba publicitária tragam benefícios à sociedade, ao mercado artístico e jornalístico televisivo e à democracia brasileira.

Record fica em primeiro no Ibope

Marcelo Rezende comandou a reportagem que colocou o Domingo Espetacular em primeiro lugar no Ibope

Cada ponto corresponde a cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo, ilustração R7.
A Grande Reportagem sobre o empresário Silvio Santos, exibida pelo Domingo Espetacular, da Rede Record, neste domingo (5), deixou a emissora em primeiro lugar disparado na audiência durante os 45 minutos de exibição.
A trajetória do "homem do baú" foi mostrada pelo jornalista Marcelo Rezende desde os tempos em que o dono do SBT era apenas um jovem empreendedor nas ruas do Rio de Janeiro até os dias atuais.
Personagens famosos e anônimos, todos ligados ao apresentador, deram depoimentos exclusivos e emocionantes ao programa.
Foi a maior audiência do quadro Grande Reportagem, do Domingo Espetacular, apenas comparada à exibição de quando o astro pop Michael Jackson morreu, em junho do ano passado.

Durante a apresentação da reportagem especial, as outras emissoras passavam suas principais atrações dominicais.
A Globo transmitia o Fantástico, o SBT tinha o próprio Silvio Santos à frente da programação, e a Rede TV! tinha a principal atração da emissora, o Pânico na TV.
Mesmo assim, a Record abriu quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, marcou quase o dobro do terceiro e registrou três vezes mais público que o Pânico.

R7


Do Blog Palavras Diversas - 07.12.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário