
Intelectual inquieto e fundador de um novo e único momento na poesia brasileira, a contracultura dos anos 60/70, Leminski morreu jovem e no auge de sua capacidade criadora, há 20 anos.
Para falar da vida e obra desse artista de múltiplas faces, o programa ouviu o jornalista e escritor Toninho Vaz, biógrafo de Leminski e de Torquato Neto, e que escreveu Paulo Leminski, o bandido que sabia latim.
O De Lá Pra Cá ainda conta com participações dos cineastas Paulo Munõz e Berenice Mendes (última esposa do poeta); do escritor e amigo, Wilson Bueno; da crítica literária Cassiana Lacerda e de outro biógrafo, o jornalista Fabrício Marques, autor de Aço em flor, a poesia de Paulo Leminski.
Os músicos Dadi Carvalho, fundador do grupo A Cor do Som, e Ivo Rodrigues, do grupo Blindagem, vão contar casos da época de parceria.
Dadi, que era muito jovem quando conheceu Leminski, logo se apaixonou pelo poeta e manteve uma parceria de quase 20 anos. A música de Leminski, intitulada Mudança de Estação, deu nome ao LP do grupo em 1981 e será relembrada no programa.
Ivo Rodrigues foi parceiro e conviveu com Leminski.
De Lá Pra Cá vai ao ar na segunda-feira (20), às 22h, na TV Brasil.
Fonte: TV BRasil - 20.07.09
Nenhum comentário:
Postar um comentário