15 de set. de 2009

Péricles na Grécia



Foi durante o governo de Péricles (461 a 429 a.C.) que a democracia ateniense atingiu seu apogeu, já que a Eclésia adquiriu autoridade para propor projetos, além de manter seus poderes de rejeitar ou ratificar os projetos propostos pelo Conselho dos Quinhentos. O Conselho dos Dez Extrativos (generais), liderado por Péricles e eleito pela assembléia anualmente, assumiu boa parte da autoridade do Conselho dos Quinhentos. Esses generais, além de chefiar o exército, tornaram-se também os principais funcionários executivos e legislativos. Mesmo podendo ser reeleitos, não se transformavam em tiranos, pois estavam sujeitos à exoneração, a qualquer momento, pela assembléia, se não tivessem boa conduta.
A justiça também se democratizou ao máximo. Os tribunais populares, compostos por um júri escolhido entre os cidadãos, podiam julgar todos os tipos de causa, e suas decisões eram inapeláveis a qualquer instância superior. A democracia ateniense continuava sendo direta, com participação política apenas dos cidadãos. Para que os cidadãos pobres pudessem fazer parte das instituições políticas, foi estabelecida uma remuneração pela participação nas sessões. A escravidão fortaleceu-se, pois era o trabalho escravo que liberava os cidadãos dos trabalhos produtivos para as atividades políticas e intelectuais.
Na política externa, Péricles implantou o Império Ateniense no século V a.C. Embora encoberto pela hipocrisia, o imperialismo ateniense era duro e implacável com os habitantes das cidades submetidas. Péricles afirmava que “Atenas era a escola da Grécia”, interessada apenas no bem-estar e no progresso das cidades gregas. Mas, na realidade, os atenienses suprimiam a liberdade daquelas cidades que chamavam de aliadas e submetiam-nas, como súditas, ao peso de suas exigências militares, financeiras e políticas. Durante o governo de Péricles, Atenas foi totalmente remodelada: realizaram-se grandes construções e a cultura foi amplamente desenvolvida. O século V a.C., período de maior esplendor ateniense, ficou conhecido como Século de Ouro ou Século de Péricles.


Fonte: História antiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário