1 de mai. de 2010

DESCONTROLE REMOTO - DESPENCA A AUDIÊNCIA DA GLOBO, MAS NELSON MOTTA ESTÁ PREOCUPADO COM A AUDIÊNCIA DA TV BRASIL


A sociedade de consumo faz com que as pessoas sejam célebres por nada… porque aparecem na capa da Caras ou da Contigo. Um ex-BBB e o Caetano Veloso, em um festa, são a mesma coisa (para estas revistas). Ou seja: um gênio musical e um imbecil, nivelados em importância tanto para o público quanto para a indústria (do entretenimento). E é esse ‘caldo de cultura’ que distorce completamente os valores. Misturam grandes artistas criadores, pessoas importantes para a cultura brasileira, com estrelinhas de novela e ex-BBBs”.
Nelson Motta - 2008 - no site cwbrockreport.wordpress
*****
Estranhamente agora, Nelson Motta está escrevendo artigos para O Globo, criticando a programação da TV Brasil, e sugerindo que a emissora tem baixa audiência e por isso não tem razão para continuar no ar. O ex badalado músico e escritor, parece desconhecer que, a função primordial de uma TV pública, é abrir espaço para programação que valorize a cultura e a educação, não objetivando retorno comercial ou de audiência, num patamar de disputa com emissoras e programação do nível, ou melhor, do baixo nível de um BBB.
*****
Aos 45 anos, Globo vai descendo a serra da audiência
A TV Globo completou 45 anos no ar, mas, as notícias em relação à audiência não são nada boas. Apesar de ainda ter os melhores índices em todo o Brasil, a Globo amarga nesse mês de abril, a sua pior média dos últimos dez anos, especialmente no horário entre 19h e 24h.
Os números são os seguintes:
Média de audiência em 2004 – 21,7 pontos
Média de audiência em 2007 – 18,7 pontos
Média de audiência em 2009 – 17,4 pontos (igual ao do ano anterior)
Média de audiência em 2010 – 16,8 pontos (janeiro/abril)

Como se pode notar, a queda na audiência média é vertiginosa, embora o ano de 2010 deva propiciar por conta da Copa do Mundo e das Eleições alguma recuperação. Vale observar ainda, o fato de que o Futebol, com a exclusividade que a Globo detém, é responsável por preciosos pontos de audiência, enquanto outros tipos de programação apresentam-se em franco declínio.
As novelas da RECORD começam a incomodar, e já não há quem agüente Faustão e a falta de credibilidade do jornalismo global. Para manter a audiência, a Globo está apelando para sorteios e premiação, como fez recentemente no BigBesteir@Br@asil.

Blog 007BomDeBlog - 01.05.2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário