21 de dez. de 2010

Lula testa teleférico no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

"Lula ao lado de Carlos Arthur Nuzman, Sérgio Cabral, Eduardo Paes e Luiz Fernando Pezão"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta terça-feira (21), do lançamento da primeira fase de testes do teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Ele pegou o transporte na estação de Bonsucesso e foi até o Morro da Baiana, percorrendo um trecho de 3,5 km de extensão. A inauguração do teleférico, primeiro transporte de massa por cabo no País, está programada para março do próximo ano.
O teleférico do Alemão tem 3.400 metros de rede de circulação, com 152 gôndolas - os chamados bondinhos, com capacidade para transportar até dez pessoas, o que permite atender 30 mil passageiros por dia. Serão seis estações: Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha.
Na Rocinha, estão sendo inauguradas 144 moradias, e a Rua 4, com extensão de 650 metros, calçadas, baias para carga e descarga e áreas de lazer. A Rua 4 é a artéria principal da comunidade. Anteriormente uma viela de 60 centímetros de largura, a via foi transformada em um novo caminho, de até 12 metros de largura, e servirá como alternativa à Estrada da Gávea.
O empreendimento habitacional possui nove blocos com 16 unidades cada, sendo três blocos com unidades para portadores de necessidades especiais no nível térreo. Estas unidades têm acesso por meio de rampas pela Estrada da Gávea, as demais com acessos também pela Rua 4.
Os contratos de repasse das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na Rocinha com o governo do Rio de Janeiro somam R$ 272 milhões, incluídas as contrapartidas. São duas etapas que já estão com mais de 71% concluídas e beneficiam 30 mil famílias.
As obras incluem investimentos em saneamento, mobilidade urbana, habitação e equipamentos comunitários, como creche, mercado público, centros de integração, judô, cultura e saúde.

Mulheres da Paz
Aproveitando a visita ao Complexo do Alemão, o presidente Lula recebe 40 integrantes do projeto "Mulheres da Paz", do Ministério da Justiça, e lideranças comunitárias do Morro do Alemão, além de inaugurar um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Ministério das Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário