7 de mar. de 2012

"Acorde ... você colhe o que planta", na música "Wake up"

A bande Rage Against the machine com o MST em 2010

Rage Against the Machine, banda conhecida mundialmente como símbolo de protesto social na música. 

Em 2010, a banda Rage Against the Machine consagrou a esquerda brasileira em sua turnê no festival SWU, em Itu - interior paulista. No show o vocalista Zack de La Rocha usou um boné do Movimento dos Sem Terra (MST) e dedicou a música People of the Sun para a causa.

Na ocasião, o guitarrista da banda, Tom Morello, pediu votos para a candidata à presidência Dilma Rousseff, no Twitter. "Dilma Rousseff is a candidate for the poor, the working class and the youth. It's my hope that the young people of Brazil support her (Dilma Rouseff é a candidata dos pobres, da classe trabalhadora e da juventude. É minha esperança que os jovens do Brasil apoiem ela)", escreveu no @tmorello:

O guitarrista da banda Tom Morello pediu em seu twitter votos para Dilma

Rage Against the Machine (também conhecido como Rage, Rage Against ou RATM) é uma das bandas mais influentes e polêmicas da década de 1990. Formado em 1991, o grupo é composto pelo vocalista, Zack de la Rocha, vocalista, baixista e backing vocals, Tim Commerford, guitarrista, Tom Morello e o baterista, Brad Wilk. 


Montagem da imagem da Presidenta Dilma, quando jovem,
com o nome da banda. Rage sempre usou a estrela como símbolo da revolução

Suas letras são recheadas de protestos - totalmente política, com expressões críticas de descaso, preconceito, violência e, principalmente, sempre a favor dos movimentos sociais e direitos humanos. De cunho totalmente ideológico contra a América corporativa, o imperialismo cultural, a desigualdade social e a opressão do governo em um coquetel molotov de punk, hip-hop, e thrash metal.

O Rage Against the Machine basicamente é um instrumental pesado , com os vocais inspirados no rap, como de influência, Afrika Bambaataa, Public Enemy, Beastie Boys e Urban Dance Squad. A banda já vendeu desde o seu inicio até hoje mais de 15 milhões de cópias no mundo, além de ter ganhado 2 Prêmios Grammy Awards por Melhor performance de Metal para a música "Tire Me" e Melhor performance de Hard Rock por "Guerrilla Radio", e é considerada uma das melhores bandas do gênero de Rap Metal e Rapcore, além de uma das melhores e mais conhecidas bandas protestantes de todos os tempos. 

Veja abaixo vídeo e tradução da música Wake-up (Acorde), que está na trilha sonora da trilogia da série Matrix, primeiro episódio, como destaque no encerramento do filme. A música traz um significado de indignação ao sistema capitalista, atentado aos direitos humanos e traduz o sentimento em suas letras pelo movimento social e o apelo a sociedade para que "Acorde".

Márcia Brasil - 07.03.12

  -------------------------

Acorde (Wake-up)

 

Vamos lá!
Uggh!


Embora você tente desacreditar
Ainda assim, você nunca editaria
A agulha com que costuro
Radicalmente poético
De pé com a fúria que eles tiveram em 1966
E como E-double, estou furioso
Ainda coberto nas merdas do sistema
Hoover, era um removedor de corpos
Vou te dar uma dose
Mas nunca chegará perto da raiva
Crescendo dentro de mim
Punhos no ar na terra da hipocrisia


Movimentos vem e movimentos vão
Líderes falam, movimentos terminam
Enquanto cabeças rolam
Porque todos esses caras
Têm balas na cabeça
Departamentos de polícia, os juízes, os federais
Redes de comunicações usadas para manter as pessoas sob controle
Você sabe que elas foram atrás de Martin Luther King
Quando discursou no Vietnã
Ele devolveu o poder para os que nada tem
E então veio o tiro


Yeah!
Yea, de volta nisso...
Com poesia, minha mente eu exercito
Inteligente como Wilson, nos vocais nunca falta delicadeza
Quem eu tenho, quem eu tenho, que eu tenho que fazer para te acordar?
Para te chacoalhar, para quebrar a estrutura
Porque o sangue ainda escorre na sarjeta
Estou tipo, tirando fotos
Um garoto doido abre o obturador
Arrume o caminho
Então finque e se mexa como se eu fosse Cassius
Censure a guagues
Então bombardeie a esquerda sob os fascistas
É, os muitos homens federais
Os quais tramavam planos nos sonhos
Para dar fim neles
Melhor você se cuidar
Da retaliação com guerra psicologica
Visões perfeitas e murais com metáforas
Redes de comunicações, mantém pessoas sob controle
Você sabe que eles assassinaram Malcolm X
E tentaram culpar o Islã
Ele devolveu o poder para os que nada têm
E então veio o tiro


Uggh!
Qual era o preço pela cabeça dele?
Qual era o preço pela cabeça dele?


Eu acho que ouvi um tiro
Eu acho que ouvi um tiro
Eu acho que ouvi um tiro
Eu acho que ouvi um tiro
Eu acho que ouvi um tiro
Eu acho que ouvi, eu acho que ouvi um tiro


Ele talvez seja um bravo condidato para esta posição, ele deve
Abandonar a suposta obediência à doutrina liberal branca
De não-violência e adote o nacionalismo negro
Através de contra-inteligência, deve ser possível
Identificar potenciais baderneiros... E neutralizá-los,
Neutralizá-los, neutralizá-los


Acorde! Acorde! Acorde! Acorde!
Acorde! Acorde! Acorde! Acorde!


Quanto tempo? Não muito, por que você colhe o que planta
----------------------------------------------------------

Wake-up - Rage against the machine


Come on!
Uggh!

Come on, although ya try to discredit
Ya still never edit
The needle, I'll thread it
Radically poetic
Standin' with the fury that they had in '66
And like E-Double I'm mad
Still knee-deep in the system's shit
Hoover, he was a body remover
I'll give ya a dose
But it'll never come close
To the rage built up inside of me
Fist in the air, in the land of hypocrisy

Movements come and movements go
Leaders speak, movements cease
When their heads are flown
'Cause all these punks
Got bullets in their heads
Departments of police, the judges, the feds
Networks at work, keepin' people calm
You know they went after King
When he spoke out on Vietnam
He turned the power to the have-nots
And then came the shot

Yeah!
Yeah, back in this...
Wit' poetry, my mind I flex
Flip like Wilson, vocals never lackin' dat finesse
Whadda I got to, whadda I got to do to wake ya up
To shake ya up, to break the structure up
'Cause blood still flows in the gutter
I'm like takin' photos
Mad boy kicks open the shutter
Set the groove
Then stick and move like I was Cassius
Rep the stutter step
Then bomb a left upon the fascists
Yea, the several federal men
Who pulled schemes on the dream
And put it to an end
Ya better beware
Of retribution with mind war
20/20 visions and murals with metaphors
Networks at work, keepin' people calm
Ya know they murdered X
And tried to blame it on Islam
He turned the power to the have-nots
And then came the shot

Uggh!
What was the price on his head?
What was the price on his head!


I think I heard a shot
I think I heard a shot
I think I heard a shot
I think I heard a shot
I think I heard a shot
I think I heard, I think I heard a shot

'He may be a real contender for this position should he
abandon his supposed obediance to white liberal doctrine
of non-violence...and embrace black nationalism'
'Through counter-intelligence it should be possible to
pinpoint potential trouble-makers...And neutralize them,
neutralize them, neutralize them'

Wake up! Wake up! Wake up! Wake up!
Wake up! Wake up! Wake up! Wake up!

How long? Not long, cause what you reap is what you sow
Show completo da banda em Itú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário