27 de set. de 2012

Após incêndio, área ao lado de favela em São Paulo é cedida para estacionamento privado


Área ocupada pela comunidade Moinho Vivo. Fotos: Márcia Brasil
Trabalho de empresa de terraplenagem em terreno de 10 mil metros quadrados da Ceagesp começou dois dias após fogo destruir favela do Moinho, fechando o acesso ao que era chamado de 'bosquinho' 

São Paulo – Uma semana após o incêndio na favela do Moinho, no centro de São Paulo, uma porção de cimento começa a ganhar feição rapidamente no local que antes abrigava uma área verde, chamada pelos moradores de "bosquinho". O trabalho de uma empresa de terraplenagem começou apenas dois dias após o fogo destruir parte dos barracos em um terreno da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) que, cedido ao setor privado, será transformado em um estacionamento de caminhões.

26 de set. de 2012

A privataria tucana é notícia na Itália: José Serra, o homem que quer vender o Brasil

A privataria tucana é notícia na imprensa internacional. Com tradução livre de Camille Helena Claudel, o texto a seguir foi publicado no sítio italiano Informare × Resistere. O artigo, de forma didática, mostra aos italianos o motivo de os brasileiros rejeitarem o modelo privatista e neoliberal dos tucanos.
 
Porque tantos brasileiros não querem que se realize o projeto do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), um projeto de privatização, neoliberal e subordinado a empresas estrangeiras.
O Brasil diz “não” à privatização. A privatização ocorre no momento em que o governo vende empresas do Estado – como, por exemplo, a Petrobras, a administradora brasileira de petróleo – para o setor privado, ou seja, para empresas, grupos de investimento ou multinacionais. Assim, a empresa estatal passa para as mãos de empresários da iniciativa privada.

21 de set. de 2012

Na XVI Pan-Amazônica do Livro são aguardados cerca de 450 mil pessoas


Feira de Livros. Foto: Hangar
A programação reunirá 218 estandes e contará com apresentações culturais

A 16a edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece entre os dias 21 e 30 de setembro, em Belém, terá a presença de diversos expositores de vários cantos do país. A cada ano, o evento literário de maior dimensão da Região Norte surpreende pelos números, tanto de público quanto de vendas. São esperados cerca de 450 mil visitantes. Sediada no Hangar  Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a programação reunirá 218 estandes e contará com apresentações teatrais, homenagens, gincanas, seminários e debates.

3 de set. de 2012

Serra desativou programa de prevenção de incêndios em favelas em São Paulo

 Enquanto prefeitura rejeita as boas ideias, população pobre sofre com sucessão de incêndios em favelas de SP (©Folhapress/Arquivo)

Gilberto Kassab teve a chance de reativar o projeto, de baixo custo e testado na gestão de Marta Suplicy, mas preferiu editar um decreto para um programa que não recebeu recursos até hoje.