30 de jun. de 2012

Escola paulistana faz sarau para manter jovens e adultos na sala de aula

Piçarras
Para reduzir a evasão na EJA (Educação de Jovens e Adultos), a professora Maristela Gouveia foi buscar as raízes de seus alunos. “Comecei pela árvore genealógica e eles comentaram que tiveram muitas lembranças da família, do local onde moravam” contou a professora da Escola Municipal Raul Pompeia, que fica na periferia da zona norte paulistana. A partir das histórias, Maristela fez com que os alunos pensassem em músicas. Assim, a ideia cresceu e acabou dando frutos como um livro e um sarau, onde uma banda tocou as canções escolhidas pelos estudantes.

29 de jun. de 2012

Vancouver - Canadá, modelo de cidade comprometida com o Meio Ambiente

Vancouver - Canadá
Situada entre as montanhas e o mar, a cidade de Vancouver é um paraíso para os amantes da natureza. Com 90% de sua energia proveniente de fontes renováveis (hidroelétrica, eólica e solar), a cidade promete, em poucos anos, zerar a utilização de combustíveis fósseis. A área metropolitana possui 200 parques e mais de 18 km de rio e vem desenvolvendo políticas sérias para alcançar o índice de cidade 100% sustentável.

16 de jun. de 2012

Flip 2012 já vendeu 15 mil ingressos

O escritor Jonathan Franzen, um dos convidados da Flip 2012
Já foram vendidos 15 mil ingressos para a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), segundo informações dos organizadores. Ainda há ingressos para assistir a todas as mesas da Tenda do Telão (em que um telão transmite a mesa ao vivo).

Ariano Suassuna faz 85 anos.

Diário de Pernambuco
Ariano Suassuna, um defensor da cultura do Nordeste, é um dramaturgo brasileiro, autor de Auto da Compadecida e A Pedra do Reino.
Ariano Suassuna, advogado, professor, teatrólogo e romancista, nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, PB, em 16 de junho de 1927. Filho de João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna e de Rita de Cássia Dantas Vilar Suassuna, tinha pouco mais de três anos de idade quando seu pai, que governava Paraíba no período de 1924 a 1928, foi assassinado no Rio de Janeiro em conseqüência de disputas políticas que se desencadearam às vésperas da Revolução de 1930. Nesse mesmo ano, D. Rita Vilar Suassuna mudou com os nove filhos do casal para o sertão paraibano, indo instalar-se na Fazenda Acahuan, de propriedade da família, e depois na vila de Taperoá, onde Ariano Suassuna fez os estudos primários.

Ministra da Cultura acha que Cinema Marginal é cinema feito por marginais

Cineasta Carlos Reichenbarch
Por André Barcinski

Peço licença para voltar ao assunto da morte do querido Carlão Reichenbach. Só que, dessa vez, para reclamar.
Li, há pouco, a declaração da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, sobre Reichenbach:

“Um cineasta inquieto, vanguardista que, por trilhar caminhos menos usuais entre os cineastas tradicionais, foi taxado como autor de filme marginal e da Boca do Lixo. No entanto, apaixonado pelo cinema em si, foi autor de obras-primas como ‘Anjos do Arrabalde’ e ‘Alma Corsária’, entre outras.” 

Membros do governo debatem a reforma agrária


por Convergência de Comunicação da Cúpula dos Povos – MST

A Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Partido dos Trabalhadores (PT), realizou debates sobre a questão agrária brasileira nesta sexta-feira (15), como parte da Cúpula dos Povos. Participaram do painel O Agrário Brasileiro e a erradicação da pobreza  com sustentabilidade ambiental o deputado Padre João; Renato Maluf, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); Guilherme Cabral, secretário de extrativismo e desenvolvimento rural sustentável; e Leonardo Veloso, secretário de agricultura e membro do grupo de estudos em agrobiodiversidade.

Coldplay usa pulseira luminosa para transformar público em telão gigantesco [vídeo]



Braceletes coloridos são controlados por onda de rádio, proporcionando maior interação entre os artistas e seus fãs.

A banda Coldplay abusou da tecnologia para criar um show bem mais interativo do que as apresentações convencionais que vemos por aí. Conforme noticiado pelo site PSFK, o grupo utilizou um tipo de pulseira luminosa controlada por ondas de rádio para transformar o público em parte do show realizado na Inglaterra, no começo deste mês.

15 de jun. de 2012

O Ministério da Saúde promove neste sábado (16) a Campanha Nacional de Vacinação para crianças contra a Poliomielite.


Criança recebe vacina contra poliomielite: Ministério quer vacinar 95% das crianças menores do que cinco anos

Cerca de 13,5 milhões de crianças menores de cinco anos receberão a dose contra a paralisia infantil


Começa neste sábado a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que vai durar até o dia 6 de julho. Segundo o Ministério da Saúde, a meta das imunizações é atingir 13,5 milhões de crianças menores do que cinco anos de idade, inclusive aquelas que já receberam a vacina antes.

Chauí emociona público em ato pela Comissão da Verdade da USP


Professora relembra como era entrar na universidade após o AI 5, de 1968, e a sensação de não saber se voltaria para casa

14 de jun. de 2012

O cinema segundo Carlão Reichenbach


Carlos Reichenbach
Por Andre Barcinski

Sempre admirei Carlos Reichenbach à distância.

Não posso dizer que fui amigo dele, até porque só o encontrei pessoalmente umas cinco ou seis vezes. Mas foram todos encontros marcantes para mim.

12 de jun. de 2012

Terceirização transforma favela da zona leste de São Paulo em 'grande fábrica'

Moradores da comunidade do Jardim Pantanal em atividade terceirizada e precarizada, em nome de pouco mais que a subsistência (CC/Pública)
São Paulo – A agência Pública de jornalismo investigativo foi até o Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, para conhecer de perto como funciona a terceirização de produtos industriais. A reportagem conversou com os operários dessas novas fábricas improvisadas – em sua maioria, idosos, mulheres e crianças. E verificou que a comunidade está virando uma grande fábrica, mas com precárias condições de trabalho e de direitos.

11 de jun. de 2012

"Toda família é estranha, se você arranhar a superfície"

Tim Burton

Tim Burton fala de 'Sombras da Noite' e diz não sentir falta de LA, onde é tudo 'muito claro'


Pedro Cardoso 
"Toda família é estranha, se você arranhar a superfície", resume o diretor americano Tim Burton sobre seu fascínio por famílias disfuncionais. A estranheza por trás de relacionamentos familiares está presente em quase todos seus filmes, desde Edward Mãos de Tesoura, passando por Peixe Grande ou Sweeney Todd. Excêntrico é o adjetivo que melhor define o mundo de Burton, mas em seu novo filme, Sombras da Noite, ele vai além, e nos introduz na mais anormal das dinastias: o clã dos Collins. Nada a ver com a Família Adams, segundo ele. "Este é muito mais humano."

6 de jun. de 2012

“A meta da Rio+20 é privatizar as decisões que deveriam ser dos estados e governos”


Por José Coutinho Júnior, do site oficial do MST

Para Iara Pietricovsky, antropóloga e integrante do conselho de gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), a sociedade civil precisa estar atenta e mobilizada em relação aos debates na Conferência da Rio+20, pois conceitos importantes tratados e definidos na Rio92 podem estar ameaçados. Confira a entrevista que Iara concedeu à Página do MST.

1 de jun. de 2012

Bolsas de estudo no Senac

Programa Senac de Gratuidade

Divulgação
Nos seus mais de 60 anos de trabalho voltado à educação profissional e ao setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Senac São Paulo já demonstrou a sua capacidade de se adaptar às mudanças necessárias para o crescimento do país. E mais uma vez a instituição foi chamada a colaborar aderindo ao Programa Senac de Gratuidade (PSG).

O interesse público e o interesse das publicadoras


O fechamento do site Livros de Humana, sem oferecer um substituto, aumenta a distância entre editoras e leitores
 
(*) Júlio Silveira
 Quem costumava acessar o site Livros de Humanas para baixar livros (na grande maioria, ensaios acadêmicos), passou a encontrar lá somente a mensagem: “estamos fora do ar porque recebemos notificação judicial da abdr.” A Associação Brasileira de Direitos Reprográficos achou por bem exigir o encerramento do site, cumprindo suas funções de “combate e punição à pirataria editorial, que constitui crime contra os autores, tradutores, revisores e outros profissionais […] do livro, além de ofender a noção de cidadania”.